• TEL: (54) 3231.7800 | 3231.2828 (PEDIDOS DE MÚSICAS)

Governo divulgou calendário de feriados para 2012

Digiqole ad

O Diário Oficial da União publica na edição desta segunda-feira portaria do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão que divulga os dias de feriado nacional e ponto facultativo para órgãos públicos federais em 2012.

Segundo a portaria, são considerados feriados nacionais: 1º de janeiro (Confraternização Universal), 21 de abril (Tiradentes ), 1º de maio (Dia Mundial do Trabalho), 7 de setembro (Independência do Brasil), 12 de outubro (Nossa Senhora Aparecida), 2 de novembro (Finados), 15 de novembro (Proclamação da República) e 25 de dezembro (Natal). No dia 28 de outubro, os órgãos públicos não funcionam em decorrência do feriado do Dia do Servidor Público.

Já os pontos facultativos são: 20 e 21 de fevereiro (Carnaval), 22 de fevereiro (quarta-feira de Cinzas, ponto facultativo até as 14h), 6 de abril (Paixão de Cristo), 7 de junho (Corpus Christi), 24 de dezembro (véspera do Natal) e 31 de dezembro (véspera de Ano Novo).

Em 2012, três feriados cairão numa sexta-feira: Independência do Brasil, Dia de Nossa Senhora Aparecida e Finados. Outras duas datas serão celebradas nas terças-feiras: Dia do Trabalho e o Natal. Dois feriados serão realizados às quintas-feiras: Corpus Christi e Proclamação da República.

No dia 20 de setembro, os gaúchos comemoram a Revolução Farroupilha, o movimento separatista que proclamou a República Rio-Grandense e lutou por 10 anos contra as tropas imperiais. A data lembra o início da Revolução Farroupilha ou Guerra dos Farrapos, em 1835. Após mais de 40 mil mortos no conflito, foi assinada a rendição dos farrapos, como eram conhecidos os revoltosos.

No próximo mês, será a vez de Roraima, Rio Grande do Norte, Tocantins, Mato Grosso do Sul e Piauí celebrarem suas datas.

 

Crédito: Adelar Gonçalves/Dep. Jornalismo Rádio Esmeralda

 

Digiqole ad

Relacionados

Open chat