• TEL: (54) 3231.7800 | 3231.7828 (PEDIDOS DE MÚSICAS)

Governo anuncia 2 milhões de vagas no Pronatec em 2016 e criação do “MECflix”

 Governo anuncia 2 milhões de vagas no Pronatec em 2016 e criação do “MECflix”
Digiqole ad

Nesta quarta-feira, a presidente Dilma Rousseff e o ministro da Educação, Aloízio Mercadante, participaram da cerimônia de abertura da nova etapa do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). Serão ofertadas 2 milhões de vagas nesta fase, aproximadamente 1,6 milhão em cursos de curta duração (até dois meses) e cerca de 400 000 matrículas em cursos de dois a três anos. Em 2015 foram oferecidas 1,3 milhão de matrículas. Somadas, as vagas criadas continuam longe da promessa de 12 milhões feita em campanha.

 

Um dos objetivos prioritários do Pronatec 2016 é são os alunos que não concluíram os estudos na idade certa: “Nós temos 81,8 milhões de pessoas, segundo Pnad de 2014, com mais de 18 anos que não concluíram o ensino médio, e 58 milhões que não fizeram o fundamental. A vida exigiu que eles fossem trabalhar mais cedo”, disse Mercadante. De acordo com o ministro, serão oferecidas 300 000 vagas para candidatos que se encaixam nesse perfil.

“MECFlix” – O Ministério da Educação (MEC) também anunciou a parceria com mais de 30 emissoras públicas para criar uma plataforma chamada de 'MECFlix', alusão ao serviço de streaming Netflix, para a transmissão de aulas e orientações dos professores.

O controle de cursos inscritos passou por mudanças e só serão reconhecidos os cursos que tiveram no máximo 15% de evasão. Após um ano de conclusão, as instituições devem informar ao MEC se os alunos estão empregados.

Promessa – Na entrevista coletiva após a cerimônia, o ministro da educação afirmou que não tem como garantir que será possível cumprir a meta de criação de 12 milhões de vagas no Pronatec, uma das principais promessas da presidente Dilma Rousseff: “Eu não posso dizer o que vai acontecer até 2018 no cenário em que estamos, mas posso garantir que em 2016 teremos 2 milhões. Nós vamos aguardar o que vai acontecer na economia. Acredito que ela vai se recuperar e a receita vai melhorar e poderemos acelerar a iniciativa”, disse Mercadante.

(Da redação)

 

 

Crédito: http://veja.abril.com.br/noticia/educacao/governo-anuncia-2-milhoes-de-vagas-no-pronatec-2016

 

Digiqole ad

Relacionados

Open chat