• TEL: (54) 3231.7800 | 3231.7828 (PEDIDOS DE MÚSICAS)

Governador do Estado participa da abertura da safra da maçã em Vacaria

 Governador do Estado participa da abertura da safra da maçã em Vacaria
Digiqole ad

Por volta das 9h45min da manhã desta sexta-feira, dia 30, o governador José Ivo Sartori, acompanhado pelo secretário Ernani Polo, da Agricultura e demais membros da sua comitiva, participaram da solenidade de abertura oficial da colheita da maçã 2015 em Vacaria, realizada na Embrapa, Estação Experimental de Fruticultura de Clima Temperado, localizado as margens da BR – 285, sentido Vacaria-Bom Jesus, distante aproximadamente 5kms do centro da cidade.

 

O evento foi promovido pela Associação Gaúcha dos Produtores de Maçã (Agapomi) e a Associação Brasileira dos Produtores de Maçã (ABPM).

 

Após sair da Embrapa, o governador dirigiu-se até o CTG Porteira do Rio Grande para o almoço oficial e após seu pronunciamento, José Ivo Sartori embarcou para o município de Lagoa Vermelha onde as lideranças da região o aguardavam no Rodeio Nacional e Festa Nacional da Comida Campeira daquela cidade.

 

Vacaria é um exemplo de superação para todo o Estado na forma como se destaca na produção de maçãs, disse o governador José Ivo Sartori ao participar da abertura oficial de 2015 da colheita da fruta, na manhã desta sexta-feira. “As grandes colheitas começam com pequenas sementes e isso nos convida a lançar um olhar diferente para encontrar o tão desejado equilíbrio econômico entre as diversas regiões do Rio Grande do Sul”, enfatizou o governador.

Sartori afirmou estar disposto e com muita vontade de trabalhar coletivamente para alcançar esse objetivo.

O secretário Ernani Polo, da Agricultura e Pecuária, falou de sua disposição de unir-se aos técnicos nas ações de desenvolvimento do setor agrícola gaúcho.

“Desejo ser o interlocutor entre os produtores e o Ministério da Agricultura no que se refere à captação de recursos”, afirmou Polo, citando especialmente a necessidade de coberturas de pomares para protegê-los das intempéries. Tal como aconteceu em Caxias recentemente, quando apenas um hectare sofreu danos com a chuva de granizo.

Ao saudar os visitantes, o representante da Associação Brasileira dos Produtores de Maçã (ABPM), Celso Zancan, festejou o fato de esta ser a primeira vez que um governador gaúcho visita a Estação Experimental de Fruticultura da Embrapa em Vacaria, cujo supervisor é Adalécio Kovaleski. Participaram ainda do evento os secretários Geral de Governo, Carlos Búrigo, e de Transportes e Mobilidade, Pedro Westphalen, além de Gilmar Sossella, presidente da Assembléia Legislativa, entre outras autoridades.

A colheita da maçã ocorre entre os meses de janeiro e abril de cada ano no Brasil. Os produtores esperam colher mais de 14 mil hectares de pomares no Estado, dos quais 6.770 apenas em Vacaria, na Região dos Campos de Cima da Serra. A produção de maçã no Brasil se concentra na Região Sul, responsável por 98% dos números nacionais. O cultivo da maçã é realizado por mais de 2.300 produtores, mas a maior parte da fruta provém de grandes empresas.

O Rio Grande do Sul, conforme dados da Agapomi, possui cerca de 550 pomicultores cultivando uma área total de mais de 14 mil hectares. Vacaria se destaca no RS e registrou em 2014 uma produção de mais de 270 mil toneladas. O município é responsável por quase 25% do total de maçãs cultivadas no Brasil, o que o torna o maior produtor e exportador brasileiro da fruta. O Estado é atualmente o segundo maior produtor nacional de maçã e responde por cerca de 45% da produção brasileira, atrás apenas de Santa Catarina. O nordeste gaúcho, com as regiões dos Campos de Cima da Serra e Serra, concentra os municípios com maior produção.
Destacam-se no conjunto Vacaria, Caxias do Sul, Bom Jesus, Muitos Capões, São Francisco de Paula, Ipê, Monte Alegre dos Campos e São José dos Ausentes.

 

Os produtores esperam colher mais de 14 mil hectares de pomares no Estado, dos quais 6.770 apenas em Vacaria, na Região dos Campos de Cima da Serra.

A produção de maçã no Brasil se concentra na Região Sul, que é responsável por cerca de 98% dos números nacionais. O cultivo da maçã é realizado por mais de 2.300 produtores, mas a maior parte do produto provém de grandes empresas.

 

O Rio Grande do Sul, conforme dados da Agapomi, possui cerca de 550 pomicultores cultivando uma área total de mais de 14 mil hectares.

 

Vacaria se destaca no RS e registrou em 2014 uma produção de mais de 270 mil toneladas.

 

O município é responsável por quase 25% do total de maçãs produzidas no Brasil, o que o torna o maior produtor e exportador brasileiro da fruta.

O Rio Grande do Sul é atualmente o segundo maior produtor nacional de maçã e responde por cerca de 45% da produção brasileira, atrás apenas de Santa Catarina.

 

O Nordeste do Estado, com as regiões dos Campos de Cima da Serra e Serra, concentra os municípios com maior produção. Destacam-se do conjunto Vacaria, Caxias do Sul, Bom Jesus, Muitos Capões, São Francisco de Paula, Ipê, Monte Alegre dos Campos e São José dos Ausentes.

 

Crédito: Adelar Gonçalves/Dep. Jornalismo

 

Digiqole ad

Relacionados

Open chat