• TEL: (54) 3231.7800 | 3231.2828 (PEDIDOS DE MÚSICAS)

Gastronomia: Vinhos Sozo, de Vacaria para o Brasil

Digiqole ad

O mais importante evento sobre vinhos do Brasil, a Expovinis, foi palco para três lançamentos da empresa José Sozo Vinhos.

Localizada em Vacaria, na Região dos Campos de Cima da Serra, a mil metros de altitude, terroir que expressa uma tipicidade de coloração e aromas intensos, taninos marcantes, amadurecidos sob a constante brisa e luminosidade das terras altas com destacada amplitude térmica.

Sozo Imagination, espumante brut, método clássico, com dominância da casta Pinot Noir (60%) e Chardonnay (40%), permanência mínima de 18 meses sobre leveduras, foi o destaque dos lançamentos pelo visual da imagem e conteúdo.

De coloração clara, límpida e leve tonalidade cobre, perlage fino e intenso com permanência longa na taça, realçando aromas finos e delicados de pão tostado e frutas secas. Em boca é elegante, cremoso, com acidez firme e um final longo.

Os demais lançamentos foram o Merlot Reserva 2009, com permanência de um ano em barricas novas de carvalho Frances e Assemblage, produto do corte de 3 safras e as castas francesas Cabernet Sauvignon, Merlot e Petit Verdot.

Os vinhos são elaborados com uvas produzidas em vinhedo próprio de 9,45 hectares com as seguintes castas francesas: Cabernet Sauvignon, Merlot, Petit Verdot, Pinot Noir e as brancas Chardonnay e Sauvignon Blanc.

Destas uvas resultam os vinhos Sozo Reserva, com passagem em barricas de carvalho, Cabernet Sauvignon, Pinot Noir, Merlot e Assemblage, Chardonnay e Espumante Brut Sozo Imagination, método tradicional, além de dois charmat brut e demi-seco a serem lançados no final do ano.

A Sauvignon Blanc, com vinificação piloto neste ano, promete um vinho branco de aromas e sabores de frutas tropicais para 2012.

E uma segunda linha na marca Rio Tinto, sem carvalho, está sendo lançada com um varietal cabernet sauvignon.

Com a prioridade de investimento nos vinhedos, centrada na idéia de controle de qualidade das uvas, a elaboração dos vinhos está a cargo da Embrapa – Uva e Vinho de Bento Gonçalves, uma parceria iniciada em 2004.

História, Tradição e Um Desafio
A proposta de uma pequena adega familiar para produzir vinhos finos tem raízes históricas e se projeta em desafio para o futuro, participando do novo
mercado com a diversidade de terroir, castas, tecnologias e a arte do enólogo para surpreender os consumidores.

José Sozo, bisneto de italianos que chegaram ao Brasil em 1878 e de três gerações que aqui sobreviveram da uva e do vinho, assina a marca da família com paixão e qualidade.

Por outro lado, o empresário José Sozo informou que no próximo dia 23 de julho, será realizado um jantar para casais que terá o acompanhamento dos vinhos produzidos em Vacaria.

O referido evento será nas dependências do San Bernardo Park Hotel e contará com a participação da Escola de Gastronomia da UCS de Caxias do Sul e músicas de violino.

Na foto os vinhos Sozo na adega do proprietário José Sozo

 

Crédito: Adelar Gonçalves/Rádio Esmeralda e Site BonVivante

 

Digiqole ad

Relacionados

Open chat