• TEL: (54) 3231.7800 | 3231.2828 (PEDIDOS DE MÚSICAS)

FGF muda nome da Divisão de Acesso e clubes podem jogar torneios continentais

Digiqole ad

A Segundona Gaúcha mudou de nome mais uma vez. Chamada de Divisão de Acesso em 2012, o torneio passará a ser Série A-2 e é oficialmente uma parte da Primeira Divisão do Gauchão. Segundo Luciano Oliveira, diretor da Federação Gaúcha de Futebol (FGF), a organização no formato atual permite que clubes que atuam na divisão inferior joguem competições internacionais que exigem a participação na primeira divisão local.

Por exemplo, o Brasil de Pelotas disputará a Copa do Brasil em 2013. Se for campeão, tem direito a uma vaga na Libertadores, mas só pode disputar o torneio continental se jogar a primeira divisão gaúcha. Com a divisão adotada pela FGF, ainda que não esteja no torneio principal, o clube pelotense faz parte da Primeira Divisão e está autorizado a entrar na Libertadores.

— O futebol no Rio Grande do Sul é dividido em duas divisões. Na primeira divisão, há dois grupos: a Série A-1 e a Série A-2. Apesar de serem competições diferentes, fazem parte da Primeira Divisão. Isso dá respaldo para disputar campeonatos internacionais que exijam participação na primeira divisão, como a Libertadores — explicou Luciano Oliveira, em contato com Zero Hora.

O torneio equivalente à terceira divisão gaúcha é oficialmente chamado de Segunda Divisão. A nova nomenclatura foi adotada no início de 2012.

 

Crédito: Zero Hora

 

Digiqole ad

Relacionados

Open chat