Falta conscientização para aumentar a reciclagem de lixo
No dia Mundial do Meio Ambiente, também é comemorado do dia Nacional da Reciclagem. O objetivo desta data é conscientizar as pessoas sobre a importância de coletar, separar e destinar os materiais recicláveis, como embalagens plásticas, cartões, peças eletrônicas, etc.
A reciclagem é uma das alternativas que podemos usar para ajudar o meio ambiente a se regenerar e não se desgastar rapidamente.
O Dia Nacional da Reciclagem foi criado oficialmente a partir da Lei nº 12.055, de 09 de outubro de 2009.
A reciclagem é um componente chave na redução de resíduos e é o terceiro componente dos chamados “3Rs” da economia circular: Reduzir, Reutilizar e Reciclar. A ideia fundamental da reciclagem é transformar resíduos em novos produtos ou matérias-primas para utilização posterior.
Os materiais que atualmente podem ser reciclados são a maioria daqueles que utilizamos, incluindo: papel, cartão, vidro, alguns plásticos, tecidos, madeira, componentes eletrônicos e metais ferrosos e não ferrosos.
Em Vacaria são cinco associações de catadores e recicladores de lixo, que recebem o lixo reciclado através da empresa Brisa que faz a coleta no município. Elas também fazem coleta junto a empresas da cidade e na área residencial.
Fabiane Zanetti, da Associação dos Catadores e Recicladores Renascer, disse que infelizmente as pessoas ainda separam pouco o lixo em Vacaria. E pior que isso é a quantidade de lixo não reciclável que chega à entidade localizada no bairro Municipal. Ela explica que junto ao lixo reciclável vai muito material orgânico, como papel higiênico, fraldas, absorventes, e até animais mortos.
Há uns 10 atrás, o máximo de rejeito que chegava à associação era em torno de 40 por cento. Hoje, conforme Fabiane tem dias que tem 80 por cento de lixo orgânico junto com o reciclado. Ela chama a atenção das pessoas para que tenham conscientização e separem o lixo em casa, antes de colocar para a coleta.