• TEL: (54) 3231.7800 | 3231.2828 (PEDIDOS DE MÚSICAS)

Estudante de São João da Urtiga recebe a premiação do Concurso Educativo Caravana RGE – Educando para a eficiência

 Estudante de São João da Urtiga recebe a premiação do Concurso Educativo Caravana RGE – Educando para a eficiência
Digiqole ad

A Rio Grande Energia (RGE) realizou na tarde da última sexta-feira, dia 12, a premiação do Concurso Educativo pertencente à 2ª edição do projeto de educação ambiental Caravana RGE – Educando para a eficiência.

Em cerimônia realizada na sede da empresa, em Caxias do Sul, estudantes de São João da Urtiga, Campinas do Sul, Canela, Nova Araçá, Soledade e Tiradentes do Sul foram premiados por seus trabalhos referentes à temática “Meio ambiente e o Uso Eficiente da Energia”.

O diretor-presidente da RGE, Ricardo Siufi, parabenizou os vencedores pelo empenho e dedicação na criação de trabalhos que representam uma mudança de comportamento em relação ao meio ambiente.

Um dos destaques do Concurso foi o aluno Natan Moterle Miola, de 9 anos de idade (FOTO EM DESTAQUE), estudante do 4º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Luiz Biasi, do município de São João da Urtiga, que conquistou o primeiro lugar na categoria Ensino Fundamental Anos Iniciais.

O menino, que é portador de deficiência visual total desde o nascimento, produziu um trabalho extremamente sensível, denominado “Quem ama cuida do planeta”, baseado nas informações e conhecimentos adquiridos com a visita da Caravana RGE ao seu município, e atividades desenvolvidas em sala de aula.

O livreto produzido por Natan apresenta desenhos em relevo e escrita em braile, que promovem o vínculo do ser humano com o meio ambiente e o uso adequado da energia elétrica, além de incentivar a preservação, a sustentabilidade e o cuidado do homem com o planeta.

A professora orientadora do trabalho de Natan, Isabete Risson, relata que o “Caderno de Possibilidades”, material didático fornecido pelo projeto Caravana RGE, foi fundamental para a execução das atividades.

Como premiação no Concurso, Natan que ainda não possuía um equipamento de informática, recebeu um computador com sistema de voz, adaptado às suas necessidades.

A professora e a escola também foram agraciadas. A diretora da escola, Clarice Bertolini, destaca que o laboratório de informática recebido pelo projeto, contribuirá para o aprendizado de todos os estudantes da instituição.

Antes da premiação, os alunos, acompanhados pelos pais, professores e diretores, fizeram uma visita à Usina Monte Claro da Ceran – Companhia Energética Rio das Antas – localizada entre os municípios de Nova Roma do Sul/Veranópolis (margem direita) e Bento Gonçalves (margem esquerda), onde puderam conhecer a estrutura de uma usina hidrelétrica e acompanhar o processo de geração de energia.

O Concurso recebeu 1.627 trabalhos, oriundos de 82 municípios, sendo 1.173 na categoria Ensino Fundamental Anos Iniciais e 454 na categoria Ensino Fundamental Anos Finais.

O objetivo da iniciativa foi reconhecer a escola como ambiente de pesquisa, interação e aprendizado, além de divulgar trabalhos de educação que contribuam para a reflexão sobre o papel do ser humano como integrante do meio ambiente e, consequentemente, a sua contribuição para um mundo melhor.

O transporte, hospedagem e alimentação dos premiados: aluno, professor e diretor da escola, assim como dos responsáveis pelos alunos, foram custeados pelo próprio projeto.
Os vencedores:

Categoria Ensino Fundamental Anos Iniciais (1º ao 5º ano)

1º lugar: Aluno: Natan Moterle Miola da E.M.E.F. Luiz Biasi de São João da Urtiga
Professora orientadora: Isabete P. Risson
Diretora da escola: Clarice W. Bertolini
Prêmio aluno: 1 computador e 1 impressora
Prêmio professor: 1 notebook
Prêmio escola: laboratório de informática com 6 computadores e 1 impressora

2º lugar: Aluno: Tiago Luan da Silva do Prado da E.M.E.F. Coralina Cardoso de Toledo da cidade de Soledade.

3º lugar: Aluno: Victor Rafael Fernandes Gavineski da E.M.E.F. Olavo Bilac de Nova Araçá.

Categoria Ensino Fundamental Anos Finais (6º ao 9º ano)

1º lugar: Aluna: Milena Giacomolli da E.M.E.F. Professor Altayr Caldartt da cidade de Campinas do Sul.

2º lugar: Aluna: Nataly Amanda Lucas da E.E.E.M. Danton Corrêa da Silva, da cidade: de Canela.

3º lugar: Aluno: Mauricio Zimmermann, da E.M.E.F. Princesa Isabel, da cidade de Tiradentes do Sul.

 

Crédito: Adelar Gonçalves/Dep. Jornalismo e Divulgação/Caravana RGE – Michelle Pereira – Assessora de Imprensa

 

Digiqole ad

Relacionados

Open chat