• TEL: (54) 3231.7800 | 3231.2828 (PEDIDOS DE MÚSICAS)

Estiagem no Estado completa sete meses. Nível de rios estão baixos e diversos açudes já secaram

Digiqole ad

No próximo mês de junho, a seca fará um dos mais longos aniversários consecutivos da história no Estado: Sete meses.

Segundo informações, pelo menos 285 mil gaúchos estão enfrentando racionamento de água diário em sete municípios.

Conforme a Defesa Civil, a falta de chuva no Estado do RS faz com que 143 municípios estejam em situação de emergência totalizando uma população atingida que já ultrapassa a 750 mil pessoas.

Em Vacaria a situação não é diferente. A forte estiagem fez com que a Corsan decretasse o racionamento de água desde ás 18 horas do último domingo, dia 27.

Segundo informações de Ricardo Röver Machado, diretor de operações da Corsan, a estiagem é a mais grave dos últimos 60 anos em Vacaria.

No Rio Pelotas na BR – 116 (divisa do RS com SC), ás águas baixaram tanto que é possível ver os alicerces da antiga ponte que estavam submersos há vários anos.

A mesma situação se pode notar na ponte do Rio das Antas, na divisa dos municípios de Bom Jesus e Jaquirana, onde em alguns trechos do leito do rio pode-se atravessar a pé.

As fotos dessa reportagem mostra o açude do Viveiro Municipal, localizado na margem direita da BR – 116 (sentido Vacaria-Lages), logo após a 6ª Delegacia da Polícia Rodoviária Federal.

Atualmente, o local tem pouco mais de 2 metros e meio de água, onde as enormes carpas capim e húngaras, brigam pela pouca água existente.

Orli Melo, um dos funcionários do Viveiro, salientou a nossa reportagem que em 1997, a seca foi tão grande que o açude secou totalmente.

 

Crédito: Adelar Gonçalves/Dep. Jornalismo Rádio Esmeralda

 

Digiqole ad

Relacionados

Open chat