Estiagem no Estado completa sete meses. Nível de rios estão baixos e diversos açudes já secaram

No próximo mês de junho, a seca fará um dos mais longos aniversários consecutivos da história no Estado: Sete meses.
Segundo informações, pelo menos 285 mil gaúchos estão enfrentando racionamento de água diário em sete municípios.
Conforme a Defesa Civil, a falta de chuva no Estado do RS faz com que 143 municípios estejam em situação de emergência totalizando uma população atingida que já ultrapassa a 750 mil pessoas.
Em Vacaria a situação não é diferente. A forte estiagem fez com que a Corsan decretasse o racionamento de água desde ás 18 horas do último domingo, dia 27.
Segundo informações de Ricardo Röver Machado, diretor de operações da Corsan, a estiagem é a mais grave dos últimos 60 anos em Vacaria.
No Rio Pelotas na BR 116 (divisa do RS com SC), ás águas baixaram tanto que é possível ver os alicerces da antiga ponte que estavam submersos há vários anos.
A mesma situação se pode notar na ponte do Rio das Antas, na divisa dos municípios de Bom Jesus e Jaquirana, onde em alguns trechos do leito do rio pode-se atravessar a pé.
As fotos dessa reportagem mostra o açude do Viveiro Municipal, localizado na margem direita da BR 116 (sentido Vacaria-Lages), logo após a 6ª Delegacia da Polícia Rodoviária Federal.
Atualmente, o local tem pouco mais de 2 metros e meio de água, onde as enormes carpas capim e húngaras, brigam pela pouca água existente.
Orli Melo, um dos funcionários do Viveiro, salientou a nossa reportagem que em 1997, a seca foi tão grande que o açude secou totalmente.
Crédito: Adelar Gonçalves/Dep. Jornalismo Rádio Esmeralda
