• TEL: (54) 3231.7800 | 3231.7828 (PEDIDOS DE MÚSICAS)

Enem começa neste sábado para 8,7 milhões de candidatos

 Enem começa neste sábado para 8,7 milhões de candidatos
Digiqole ad

As provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) serão aplicadas neste sábado (8) e no domingo (9) para mais de 8,7 milhões de candidatos inscritos em todo o Brasil – um recorde em todas as edições do exame. Somente no Rio Grande do Sul, quase 500 mil pessoas fazem as provas, que começam às 13h (horário de Brasília).

Neste ano, o Ministério da Educação reforçou a segurança para evitar vazamentos e impedir os candidatos façam fotos das provas. Mais de 17 mil detectores de metal serão usados pela primeira vez no Enem, sendo que cada local de prova terá pelo menos um equipamento.

Serão 17,3 mil locais de aplicação e 242,9 mil salas. As provas foram encaminhadas aos municípios em 74,3 mil malotes com lacre eletrônico, que registam o horário do fechamento do malote na gráfica e horário que foi aberto no local de aplicação da prova, aumentando a segurança.

Neste sábado, os candidatos terão quatro horas e 30 minutos para responder 90 questões de ciências humanas (história e geografia) e de ciências da natureza (química, física e biologia). Os estudantes podem deixar os locais de prova após duas horas do início do exame, mas só podem levar a prova para casa faltando 30 minutos para o encerramento da prova.

No domingo os estudantes terão cinco horas e meia para responder 90 questões de matemática e de linguagens, além de escrever uma redação. O texto deve conter mais de sete linhas, ser do modelo disserativo-argumentativo e respeitar a norma culta da língua portuguesa.

Nos dois dias de prova, os candidatos devem levar um documento de identidade com foto e uma caneta esferográfica da cor preta. Lápis, borracha, óculos de sol, bonés estão proibidos dentro das salas de provas. O Ministério da Educação recomenda que celulares sejam deixados em casa, mas quem levar deve guardar o aparelho em um porta-objetos fornecido pela organização da prova. Relógios e aparelhos eletrônicos também são vetados.

Reforço nos ônibus
Em Porto Alegre, haverá reforço nas horários de ônibus para a ida e a volta dos alunos. Haverá duas linhas especiais que levarão à Fapa, a E95 e a E56. A chegada à Uniritter também terá aumento nos horários da linha Orfanotrófio, do consórcio STS. A Carris irá operar com carros de maior capacidade, os articulados, para atender as escolas que terão o maior número de candidatos. Como neste sábado também ocorre a Campanha de Vacinação contra a Poliomielite, haverá passe livre em todas as linhas da Capital.

As cidades de Viamão, Gravataí, Canoas e Guaíba também terão reforço na frota. Os bilhetes eletrônicos de estudantes poderão ser utilizados nos dois dias. Além disso, Viamão terá passe livre neste sábado, das 0h às 18h.

Mudança em local de prova
Os 936 alunos que iriam prestar o exame no prédio de Salas de Aula do Campus Centro da UFRGS tiveram o local de provas alterado. O grupo terá que ir até o Campus do Vale, na Avenida Bento Gonçalves, e procurar pelo prédio 43.324.
Todos os outros locais disponibilizados pela universidade estão mantidos. Quem tiver dúvidas, deve ligar para o Inep, responsável pela aplicação, no telefone 0800-616161.

 

Crédito: ClicRBS

 

Digiqole ad

Relacionados

Open chat