• TEL: (54) 3231.7800 | 3231.7828 (PEDIDOS DE MÚSICAS)

Em julho Vacaria terá mais um Seminário sobre Pequenas Frutas

Digiqole ad

A realização de cursos sobre a produção de três das principais pequenas frutas no país, nos dois dias anteriores ao evento, é uma das inovações programadas para o 6º Seminário Brasileiro sobre Pequenas Frutas, que acontece nos dias 14 e 15 de julho, em Vacaria.

O curso sobre mirtilo está previsto para o dia 12 de julho; o sobre morango e framboesa, que ocorrem simultaneamente, para o dia 13.

A ser ministrada por pesquisadores da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e do Instituto Nacional de Tecnologia Agropecuária (Inta), da Argentina, e extensionistas da Emater/RS – Ascar, a qualificação contará com a abordagem das principais tecnologias para a obtenção de frutas com qualidade e para uma produção competitiva.

Todos os três cursos ocorrerão das 9 às 17 horas, com intervalo para almoço.
O valor da inscrição (a ser feita no site www.cnpuv.embrapa.br/eventos/peqfrutas2011/inscricoes.php) é de R$ 100,00 e as vagas são limitadas.

O chefe-adjunto de Transferência de Tecnologia da Embrapa Uva e Vinho, pesquisador Alexandre Hoffmann, um dos integrantes da Comissão Organizadora, comenta que a implementação dos cursos atende a uma demanda de informações tecnológicas sobre a produção das espécies em questão.

“Há grande interesse de produtores em ter as pequenas frutas como parte da sua matriz produtiva, e, para ser uma produção sustentável, o conhecimento é essencial”, ressaltou o pesquisador.

O Seminário Brasileiro sobre Pequenas Frutas é um dos principais eventos nacionais de atualização técnica sobre o cultivo das chamadas pequenas frutas, frutas vermelhas ou berries, em inglês.

Conhecidas em todo o mundo por seus benefícios para a saúde, devido à presença de antioxidantes e outros compostos de interesse nutricional, as pequenas frutas têm crescido em importância no Brasil, sendo a região de Vacaria um dos principais pólos produtores e exportadores.

Além de serem alternativas para a fruticultura de diversas regiões, são culturas de grande importância social, pelo retorno econômico que proporcionam, especialmente à agricultura familiar e às pequenas propriedades.

O Seminário, que teve sua primeira edição em 2003, já se consolidou como momento de encontro de produtores e técnicos e como espaço para troca de informações sobre a produção com qualidade, bem como para o debate de aspectos relativos à comercialização.

O evento, neste ano, terá como foco a discussão e atualização técnica sobre sistemas de produção de morangos, amora-preta, framboesa e physalis, contando com palestras e painéis sobre mercado e logística, pós-colheita e processamento de pequenas frutas, a serem ministrados por pesquisadores e técnicos brasileiros e de outros países produtores, como Itália, Argentina e Uruguai.

O Seminário acontecerá no Centro de Eventos Bortolon (Rua Ramiro Barcelos, 471 – Centro), em Vacaria, através de uma promoção conjunta entre a Embrapa Uva e Vinho, Embrapa Clima Temperado, Emater-RS/Ascar, Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária e Agronegócio do Rio Grande do Sul, Prefeitura Municipal de Vacaria, Universidade de Caxias do Sul (UCS) e Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), com diversas instituições apoiadoras.

Mais informações sobre o Seminário, inclusive sua programação, poderão serem adquiridas através do site www.cnpuv.embrapa.br/eventos/peqfrutas2011/.

Cursos previstos para o 6º Seminário Brasileiro sobre Pequenas Frutas:

Dia 12 de julho
9h – 17h – Produção de mirtilo
Ministrantes: Luís Eduardo Corrêa Antunes (pesquisador Embrapa Clima Temperado, Pelotas, RS) e Carlos Augusto Posser Silveira (pesquisador Embrapa Clima Temperado, Pelotas, RS)
Local: Campus I – UCS (Av. Presidente Kennedy, 2.020 – Bairro Vitória, Vacaria, RS)

Dia 13 de julho (dois cursos paralelos)
9h – 17h – Produção de morango
Ministrantes: Cristina Schlossmacher Gadea (extensionista Emater/RS – Ascar, Porto Alegre, RS) e Luciano Ilha (extensionista Emater/RS – Ascar, Nova Petrópolis, RS)
Local: Campus I – UCS (Av. Presidente Kennedy, 2.020 – Bairro Vitória, Vacaria, RS)
9h – 17h – Produção de framboesa
Ministrantes: Anibal Caminiti (pesquisador Instituto Nacional de Tecnologia Agropecuária (Inta), San Martin de Los Andes, Argentina) e Eduardo Pagot (extensionista Emater/RS – Ascar, Vacaria, RS)
Local: Campus I – UCS (Av. Presidente Kennedy, 2.020 – Bairro Vitória, Vacaria, RS)

Valor: R$ 100,00
Inscrições: www.cnpuv.embrapa.br/eventos/peqfrutas2011/inscricoes.php.

Observação: Nos três cursos, haverá intervalo para almoço, das 12h às 13h30min.

 

Crédito: Adelar Gonçalves/Rádio Esmeralda FM e Assessoria de Comunicação Social da Prefeitura de Vacaria

 

Digiqole ad

Relacionados

Open chat