• TEL: (54) 3231.7800 | 3231.7828 (PEDIDOS DE MÚSICAS)

Dez maiores municípios do RS concentram 44,7% da riqueza do Estado

 Dez maiores municípios do RS concentram 44,7% da riqueza do Estado
Digiqole ad

Enquanto a maioria das capitais dos Estados perde peso na economia brasileira, Porto Alegre aumentou sua participação na produção de riqueza do Rio Grande do Sul, conforme a Fundação de Economia e Estatística (FEE) em conjunto com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

As informações são de 2012, mas só foram divulgadas nesta quinta-feira, no relatório Produto Interno Bruto dos Municípios.

​Em 2012, a capital gaúcha teve participação de 17,29% no Produto Interno Bruto do Rio Grande do Sul, frente a 17,27% em 2011. Juntas, as 10 maiores cidades do Estado — Porto Alegre, Caxias do Sul, Canoas, Rio Grande, Gravataí, Passo Fundo, Triunfo, Novo Hamburgo, Pelotas e Santa Cruz do Sul — concentram 44,75% da riqueza do Estado.

A concentração da economia tem diminuído no Rio Grande do Sul, mas de forma bastante lenta. Em 2011, os mesmos municípios representavam 45,5% da economia.

O maior avanço em 2012 coube a Passo Fundo, que teve o melhor desempenho no setor industrial e pulou de nono lugar para sexto no ranking de municípios mais ricos. Eldorado do Sul teve desempenho relevante no setor de serviços.

As maiores quedas foram em municípios de pequeno e médio porte localizados na região noroeste do Rio Grande do Sul. A estiagem que atingiu o Estado em 2012 prejudicou economias mais dependentes da agricultura, especialmente da venda de soja.

 

Crédito: ClicRBS

 

Digiqole ad

Relacionados

Open chat