• TEL: (54) 3231.7800 | 3231.2828 (PEDIDOS DE MÚSICAS)

Detran/RS faz balanço da paralisação

Digiqole ad

De acordo com levantamento feito na manhã desta sexa-feira (09) pela direção do Detran/RS, a paralisação deflagrada ontem pelos servidores atinge somente a realização dos exames práticos e teóricos. Os serviços prestados pelos credenciados à autarquia (CFCs, CRVAs, CRDs, FPTs) estão ocorrendo normalmente.

Segundo a direção do órgão, 90% dos 3 mil exames práticos aplicados diariamente em todo o Estado não foram realizados devido a paralisação também dos examinadores, cuja função exige curso especializado. Já as provas teóricas em Porto Alegre e nas cidades onde há unidades regionais do Detran/RS (Caxias do Sul, Alegrete, Passo Fundo, Pelotas, Santa Maria, Santo Ângelo) estão ocorrendo normalmente, pois nesses locais são eletrônicas. O número de exames prestados em papel chega a 1,2 mil por dia, sendo que já deixaram de ser feitos aproximadamente 720.

Os candidatos que não puderam realizar as provas por falta de examinador deverão efetuar o reagendamento junto ao CFC. A direção do Detran/RS aguarda o retorno dos servidores às atividades e avalia medidas a serem implementadas para a retomada dos exames.

Proposta do Detran/RS
A proposta apresentada pela direção do Detran/RS ao Sindicato dos Servidores do Detran/RS (Sindet), não aceita pela categoria, atende o acordo firmado com o sindicato dos servidores da autarquia em outubro de 2011, que prevê a equiparação dos salários à matriz do Daer até o final de 2014. Além disso, concede o mesmo percentual de reajuste do Daer encaminhado à Assembleia Legislativa por meio do PL 242/12.

A equiparação seria dada por meio de três parcelas: uma de 3,95% neste mês de novembro e outra de igual percentual em novembro de 2013, mais uma de 8% em novembro de 2014. Já a reposição salarial seria de 6% na próxima folha mais 6% em fevereiro de 2013 a título de antecipação, já que a data base da categoria é em novembro. Esses índices representam um acréscimo de 30,56% até o final de 2014 e somarão 39,7% nesta gestão.

Todos os índices, tanto de equiparação como de reajuste, contemplariam tanto o nível médio como o superior do quadro de servidores do Detran/RS, cujos salários-base de início de carreira fechariam em novembro de 2014 em R$ 2.172,28 (nível médio) e R$ 5.292,43 (nível superior).

 

Crédito: Redação Secom

 

Digiqole ad

Relacionados

Open chat