• TEL: (54) 3231.7800 | 3231.2828 (PEDIDOS DE MÚSICAS)

Debatendo as consequências das drogas no SENAC e falado do fim trágico da talentosa cantora britânica Amy Winehouse

 Debatendo  as consequências das drogas no SENAC  e falado do fim trágico da talentosa cantora britânica Amy Winehouse
Digiqole ad

Na tarde de ontem, quarta-feira, dia 14, o comissário da Polícia Civil de Vacaria João Carlos Pinto de Abreu, o qual é coordenador do Território de Paz, realizou palestra para alunos do curso Jovem Aprendiz do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), atendendo uma solicitação feita por Adrieli Paula Paiz, auxiliar administrativa do SENAC.

O objetivo principal do programa Menor Aprendiz é promover a inserção no mundo do trabalho pela educação profissional, através de cursos de qualificação, significando educação profissional de qualidade para jovens, os quais poderão planejar seus estudos e ter mais oportunidade de trabalho e emprego.

Inicialmente, foi falado para os 36 alunos presentes, das atribuições da Polícia Civil e sua colocação junto à Secretaria Segurança Pública Gaúcha, ao lado da Brigada Militar, Instituto Geral de Perícias – IGP e Susepe e sobre o programa RS na PAZ.

Logo após, o comissário Abreu conversou sobre espécies de drogas e seus malefícios, destacando sempre a importância de se fazer a prevenção primária às drogas, que é feito na base familiar, deu ênfase as avassaladoras consequências das drogas, seja elas lícitas ou ilícitas nas vidas das pessoas e que pode destruir sonhos, seja por problemas de saúde ou por problemas com a Justiça. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o álcool (droga lícita) mata milhares de jovens todos os anos e está entre as principais causas de adoecimento e morte.

Mais de 60 tipos de doenças estão ligadas ao consumo de bebidas alcoólicas; além disso, a maioria dos jovens que iniciam sua vida nas drogas mais pesadas testemunham que o álcool foi a porta de entrada para elas.

Além das doenças, as bebidas alcoólicas também fazem vítimas na combinação “bebida x direção”.

Estima-se que 75% das causas de mortes no trânsito estejam – de forma direta ou indireta – ligadas ao consumo delas [bebidas alcoólicas] .

“As pessoas que bebem perdem, em grande parte, a sua capacidade reflexiva, alterando o equilíbrio e seu senso espacial”, alerta o policial.

Foi destacado ainda que no ano de 2011, a mundo assistiu ao fim trágico de uma das mais talentosas cantoras da atualidade, a britânica Amy Winehouse e que segundo o laudo médico, a jovem morreu por causa do abuso do álcool e drogas.

Por mais talentosa que esta cantora tenha sido, o que fica é o como ela terminou e deve-se refletir como é importante a PREVENÇÃO, pois depois que ‘entra para o mundo obscuro das drogas e muito difícil sair’, a cantora morreu tentando, mesmo com todo o dinheiro que tinha, não conseguiu, imagine ‘simples mortais’, que não tem a ‘grana’ e condições que ela tinha para deixar das drogas, é muito difícil, não impossível, mas com destaque que vale a pena investir na prevenção.

Por fim foi mostrado imagens sobre as modificações físicas ocorridas em usuários de drogas e falado de como todos podem auxiliar a Polícia, passando informes através do Disque Denúncia, através do fone 181 da Secretaria de Segurança Pública, mecanismo que garante o sigilo e atende 7 dias por semana, 24 horas por dias.

 

Crédito: Adelar Gonçalves/Dep. Jornalismo e Assessoria de Imprensa RS na Paz

 

Digiqole ad

Relacionados

Open chat