Curso de justiça restaurativa encerra nesta sexta


Encerra nesta sexta-feira 28, o curso de Formação em Práticas de Justiça restaurativa que foi realizado durante toda semana no Centro de Formação, promoção da Diocese de Vacaria.
O curso foi ministrado pelo Centro de Direitos Humanos e Educação Popular de Campo Limpo em São Paulo. A primeira etapa aconteceu em maio do ano passado com a parte teórica e a segunda parte prática foi realizada agora.
Segundo a coordenadora do Curso Petronela Boonem, o curso é uma forma de abordar crimes e conflitos de maneira não punitiva. Participaram diretores de escolas municipais e coordenadores de entidades assistenciais de Vacaria, que vão trabalhar dentro dos seus ambientes procurando mediar conflitos existentes.
A ideia é fazer com que pessoas treinadas, possam ajudar a mediar conflitos, fazendo com que o ofensor reconheça o mal que fez, assumindo a sua responsabilidade e reparando esse erro sem punição.
A justiça restaurativa pede mudanças nas pessoas, que segundo Petronela, são violentas, ou seja, todo ser humano é violento e precisa reconhecer isso.
Crédito:
