• TEL: (54) 3231.7800 | 3231.7828 (PEDIDOS DE MÚSICAS)

Cruz Peregrina entregue pelo Papa João Paulo II aos jovens visita Vacaria

Digiqole ad

A Cruz Peregrina (Cruz dos Jovens) e o Ícone de Maria, que foi entregue pelo Papa João Paulo II aos jovens em 1984 em Roma, na Itália, chegou ontem por volta das 22 horas em Vacaria vindo do Santuário de Ibiaça e foi recepcionada por milhares de pessoas no Largo de Fátima, ao lado da Igreja Nossa Senhora de Fátima.

O símbolo desde 1990, percorre as dioceses colaborando na preparação da Jornada Mundial da Juventude, pelo seu seguimento.

Já o ícone de Maria foi entregue aos jovens, em 2003, para acompanhar a Cruz Peregrina, sendo “sinal da presença materna de Maria próxima dos jovens”.

Centenas de pessoas ficaram em vigília a Cruz Peregrina no interior da Catedral e hoje ás 6 horas da manhã foi celebrada uma missa e logo após, saiu em cima de um caminhão em direção ao Presídio Estadual de Vacaria.

Os jovens carregando a cruz de madeira percorreram todas as alas do presídio cantando hinos de louvores católicos passando de cela em cela onde os detentos (muitos deles chorando, principalmente as mulheres) colocavam a mão no símbolo cristão (Foto em Destaque).

Após, a Cruz Peregrina se dirigiu para a Escola Estadual Professor José Fernandes de Oliveira, em seguida para o Instituto Estadual de Educação Irmão Getúlio e ás 11 horas vai visitar o Hospital Nossa Senhora da Oliveira. Depois disso, o símbolo retorna a Catedral.

Por volta das 13h30min, a Cruz Peregrina deixa o município de Vacaria e se dirige em procissão para a cidade de Ipê onde visita a Paróquia de São Luiz Rei, depois Antônio Prado e Caxias do Sul.

Saiba Mais: A Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), lançou no ano passado um subsídio chamado “Cruz Peregrina”.
O material tem o objetivo de auxiliar na preparação da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) que acontecerá no Rio de Janeiro, em 2013.

Além disso, durante este mês de novembro, o Estado do Rio Grande do Sul está recebendo a Cruz e o ícone de Maria, símbolos deixados pelo Papa João Paulo II aos jovens.

Esse material é uma proposta complementar ao subsídio para os jovens gaúchos. Todos os grupos são chamados a construir suas bandeiras ao longo da preparação, simbolizando nelas aquilo que são, aquilo que vivem, aquilo que sonham, suas dificuldades, suas alegrias…

Lugares em que a Cruz Peregrina já esteve e estará visitando.

1984 – O Papa João Paulo II entrega a Cruz Peregrina aos jovens, em Roma.
1985 – Ano Internacional da Juventude.
1986 – 1ª Jornada Mundial da Juventude, Roma, Itália.
1987 – Buenos Aires, Argentina.
1989 – Santiago de Compostela, Espanha.
1991 – Czestochowa, Polônia.
1993 – Denver, Estados Unidos.
1995 – Manila, Filipinas.
1997 – Paris, França.
2000 – Roma, Itália.
2002 – Toronto, Canadá.
2005 – Colônia, Alemanha.
2008 – Sydney, Austrália.
2011 – Madri, Espanha.
2012 – Ibiaça, Vacaria, Ipê, Antonio Prado, Caxias do Sul.

Em 2013 a Cruz Peregrina estará no Rio de Janeiro, na Jornada Mundial da Juventude.

 

Crédito: Adelar Gonçalves/Dep. Jornalismo

 

Digiqole ad

Relacionados

Open chat