• TEL: (54) 3231.7800 | 3231.7828 (PEDIDOS DE MÚSICAS)

Consultas públicas sobre recursos hídricos começam dia 8 de março

Digiqole ad

Os meses de março e abril deste ano vão marcar uma importante e decisiva fase no futuro dos recursos hídricos da Bacia Hidrográfica Taquari-Antas. Durante esse período, a população dos 118 municípios gaúchos de abrangência da Bacia será ouvida em consultas públicas. As atividades serão realizadas em cinco municípios e o primeiro a receber seus moradores e de cidades vizinhas será Lajeado, no dia 8 de março. A atividade irá ocorrer na Univates. Em seguida Guaporé (dia 15) e Bento Gonçalves (dia 22) recebem a comunidade na Câmara de Vereadores de ambos os municípios. Já Vacaria (dia 29) e Caxias do Sul (12/04) realizam as consultas com a população na Universidade de Caxias do Sul (UCS). Os encontros serão realizados sempre às quintas-feiras, no horário das 19h.
Esta será a grande oportunidade para os cerca de 1,3 milhão de habitantes da Bacia Taquari-Antas dar sugestões sobre os usos possíveis da água em seu trecho de abrangência. Eles irão escolher e definir as classes e padrões de qualidade dos recursos hídricos desejados com base na Resolução 357 do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama). Segundo essa normatização, são cinco as classes de uso da água, que vão da especial, destinada ao abastecimento doméstico sem prévia ou com simples desinfecção, até aquela para usos menos exigentes como a navegação e imprópria para o consumo humano.

A partir dos apontamentos da sociedade serão definidas as classes de qualidade necessárias para atender os usos desejados. Os resultados das consultas públicas serão levados às mesmas cidades em mais uma rodada de encontros com a sociedade, no segundo semestre deste ano.

Todo este processo fará parte da etapa de enquadramento das águas superficiais do Plano da Bacia Taquari-Antas, o qual está sendo elaborado pela Serviços Técnicos de Engenharia S.A. (STE), de Canoas.

 

Crédito: Comunicação Empresarial

 

Digiqole ad

Relacionados

Open chat