• TEL: (54) 3231.7800 | 3231.2828 (PEDIDOS DE MÚSICAS)

Conhecimento será base para próximas políticas agrícolas

Digiqole ad

Com o objetivo de avaliar políticas para o agronegócio brasileiro a partir do levantamento de dados do território nacional, foi lançado nesta terça-feira, 30 de outubro, o Núcleo de Inteligência Territorial (NIT). A iniciativa é uma parceria entre o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e a Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República (SAE).

Representando o ministro Mendes Ribeiro Filho, o secretário-Executivo do Mapa, José Carlos Vaz, destacou a importância de utilizar conceitos estratégicos para a elaboração de programas e políticas para o agronegócio. “Faremos mapeamentos territoriais para a elaboração das estratégias governamentais. Os primeiros resultados devem ser entregues no primeiro semestre de 2013 e devem ser utilizados para a elaboração do próximo Plano Agrícola e Pecuário”, explicou.

O Programa Agricultura de Baixa Emissão de Carbono (ABC) será uma dos contemplados com a utilização de informações. As ações da iniciativa devem se basear em investimentos que contemplem ações mais efetivas às realidades locais. De acordo com o presidente da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Maurício Lopes, uma das principais vantagens é melhorar a eficiência agrícola em direção à sustentabilidade. “Será possível fazermos investimentos planejados na nossa agricultura e antecipar problemas. O foco será elevar nossa produtividade e agredir cada vez menos o meio ambiente”.

O conhecimento gerado pelo NIT permitirá a viabilização das estratégias de otimização do uso do solo, possibilitando melhor foco das políticas públicas, redução do risco e melhor alocação do crédito rural por meio de vantagens regionais. O núcleo ainda acompanhará ainda ações de desmatamento, além da dinâmica do avanço da atividade agrícola no território nacional.

Essas informações serão disponibilizadas a partir do Sistema de Observação e Monitoramento da Agricultura (SomaBrasil), ferramenta desenvolvida pela Embrapa que será apresentada durante o evento e pela qual será possível inspecionar as atividades agropecuárias pela internet com dados fornecidas por satélite.

 

Crédito: Imprensa MAPA

 

Digiqole ad

Relacionados

Open chat