• TEL: (54) 3231.7800 | 3231.2828 (PEDIDOS DE MÚSICAS)

Congresso mantém veto de Dilma ao financiamento empresarial de campanhas

 Congresso mantém veto de Dilma ao financiamento empresarial de campanhas
Digiqole ad

O Congresso manteve o veto da presidente Dilma Rousseff ao financiamento empresarial de campanhas eleitorais. Na sessão desta quarta-feira, foram 220 votos para derrubar o veto, contra 190, mas eram necessários 257. A análise dos vetos começou na noite dessa terça-feira, quando oito decisões de Dilma foram mantidas, entre elas a que barrava o reajuste do Judiciário.

Em agosto, Dilma sancionou a reforma política com o veto ao financiamento de políticos e partidos por empresas. Com isso, as doações eleitorais só são permitidas para pessoas físicas. A presidente apresentou como justificativa o fato de a medida confrontar a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), que considerou esse tipo de doação inconstitucional.

Depois de manter veto ao reajuste dos aposentados e derrubar o veto sobre a renegociação de dívidas dos Estados, o Congresso seguia analisando as definições da presidente. O próximo veto a ser apurado é ao texto que prevê a impressão do voto na urna eletrônica.

Com as definições da Câmara até o momento,  aposentados e pensionistas que recebem mais de um salário mínimo continuarão contando apenas com a reposição da inflação, sem nenhum ganho real. A proposta do Supremo Tribunal Federal (STF) para o Judiciário, que previa reposição de até 78%, em seis parcelas, também foi descartada.

 

Foto: Luis Macedo/Agência Câmara/CP

 

Crédito: http://correiodopovo.com.br/Noticias/Politica/2015/11/572402/Congresso-mantem-veto-de-Dilma-ao-financiamento-empresarial-de-campanhas

 

Digiqole ad

Relacionados

Open chat