• TEL: (54) 3231.7800 | 3231.7828 (PEDIDOS DE MÚSICAS)

Confira filmes sobre epidemias

Digiqole ad

A gripe A (H1N1), mais conhecida como gripe suína, é o assunto mais comentado pelo mundo. São mais de 1600 infectados nos Estados Unidos, 1200 no México e 6 casos no Brasil, além de outros países não citados. Se o vírus Influenza não é tão assustador como se proclama – como estão dizendo os infectologistas -, no cinema e na literatura o terror da ameaça de uma epidemia foi vastamente explorado.

Talvez a obra mais emblemática tenha sido Ensaio Sobre a Cegueira, filme do brasileiro Fernando Meirelles, que foi inspirado no livro de mesmo nome de José Saramago. O longa-metragem conta a história de uma misteriosa epidemia de cegueira que atinge uma cidade sem nome e vai se espalhando. Os primeiros infectados são confinados num lugar isolado sem receber qualquer tipo de tratamento. Aos poucos, mais pessoas chegam. A única que não é vítima da tal cegueira é a personagem vivida por Julianne Moore, que olha, aterrorizada, o que as pessoas podem fazer numa situação de desespero.

Mas há outros filmes que abordaram o assunto – de forma um pouco mais sangrenta. Madrugada dos Mortos, Resident Evil, Eu Sou a Lenda e o fenômeno REC, entre outros, partiram da fórmula manjada do mundo infectado por um vírus que transforma pessoas em zumbis. Cada vez que uma pessoa é mordida, acaba infectada. Assim, a epidemia se espalha de forma assustadora.

 

Crédito: Terra

 

Digiqole ad

Relacionados

Open chat