• TEL: (54) 3231.7800 | 3231.2828 (PEDIDOS DE MÚSICAS)

Começou a distribuição gratuita de medicamentos para hipertensos e diabéticos

Digiqole ad

Há algum tempo, o governo federal criou o programa Farmácia Popular do Brasil visando ampliar o acesso da população aos medicamentos considerados essenciais.

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), órgão do Ministério da Saúde e executora do programa, adquire os medicamentos de laboratórios farmacêuticos públicos ou de setor privado, quando necessário, e disponibiliza nas Farmácias Populares a preço de custo.

Por ordem do governo federal, desde a última segunda-feira, dia 14, as mais de 15 mil farmácias conveniadas à rede “Aqui Tem Farmácia Popular”, passaram a distribuir gratuitamente medicamentos para pessoas que sofrem de hipertensão e diabete.

Conforme informações de Diego Garcia, farmacêutico da Farmácia Popular que funciona na Rua Marechal Floriano, ao lado do Imec, é importante que as pessoas saibam que os remédios gratuitos, são somente aqueles 14 que constam numa lista fornecida pelo governo federal que são: Atenolol 25mg; Captopril 25mg; Enalapril 10mg; Enalapril 20mg; Furosemida 40mg; Glibenclamida 5mg; Hidroclorotiazida 25mg; Metformina 500mg; Metformina 850mg; Metildopa 250mg; Metildopa 500mg; Nifedipina 20mg; Propranolol 40mg e, Verapamil 80mg.

Para se ter acesso a esses medicamentos, é necessário que as pessoas que sofrem dessas doenças, compareçam munidas do CPF, um documento com foto e a receita médica que esteja no prazo limite de até um ano, em uma Farmácia Popular ou nas farmácias que mantém convênio como governo federal e que exibem a “bandeira” do “Aqui Tem Farmácia Popular”.

Em todo o Brasil, 15 mil estabelecimentos fazem parte do programa de farmácias populares.

Segundo dados divulgados pelo governo federal, por mês, o programa atende 1 milhão e 300 mil pessoas, das quais cerca de 660 mil são hipertensas e 300 mil diabéticas.

Com exceção dos medicamentos para diabete e hipertensão, que passaram a ser gratuitos desde a última segunda-feira, o governo federal ainda financia 90% do valor dos remédios de uma lista de 95 itens no “Aqui Tem Farmácia Popular”.

Além dos medicamentos para hipertensos e diabéticos, pelo programa, a população ainda tem acesso a remédios para mais cinco doenças, sendo elas: asma, rinite, mal de Parkinson, osteoporose e glaucoma.

 

Crédito: Adelar Gonçalves/Rádio Esmeralda FM – 93,1

 

Digiqole ad

Relacionados

Open chat