• TEL: (54) 3231.7800 | 3231.2828 (PEDIDOS DE MÚSICAS)

Com ‘proteção’ do Cristo e garantias de Lula, Rio dá a última cartada para 2016

Digiqole ad

Com o Cristo Redentor de pano de fundo, o Rio de Janeiro deu nesta quarta-feira sua última cartada na disputa para ser a sede dos Jogos de 2016. O projeto carioca, baseado na dupla excelência técnica/paixão ao esporte, recebeu aplausos na apresentação aos membros do Comitê Olímpico Internacional (COI), no Museu Olímpico, na Suíça. A comitiva brasileira, diferentemente da americana, usou o presidente da República em um vídeo. Foi Luiz Inácio Lula da Silva quem deu a garantia orçamentária, uma preocupação do COI. A escolha da sede será no dia 2 de outubro, na Dinamarca. Chicago, Tóquio e Madri são as outras finalistas.

A apresentação foi técnica, como mandava a regra, mas ganhou um certo clima tropical com a música “Cidade Maravilhosa”, a imagem do cartão-postal carioca no telão e a presença da velejadora medalhista olímpica Isabel Swan. A bela dividiu a mesa com o ministro do Esporte, Orlando Silva, o governador do Rio, Sérgio Cabral, o prefeito do Rio, Eduardo Paes, o presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, o presidente do Comitê Rio 2016, Carlos Arthur Nuzman, o secretário geral Rio 2016, Carlos Roberto Osório, e o gerente geral de esportes Rio 2016, Agberto Guimarães.

Nuzman exibiu um mapa onde se destacavam as cidades que já abrigaram Olimpíadas. E arrancou sorrisos e aplausos ao enfatizar a zona em branco na América do Sul.

– O melhor de tudo é o reconhecimento e ainda os aplausos dados – disse Nuzman.

Segundo Osório, os membros do COI perguntaram como o Brasil conseguirá verba para receber a Copa do Mundo de 2014 e os Jogos de 2016. O projeto olímpico brasileiro está orçado em US$ 12 bilhões (quase de R$ 24 bilhões). A realização de dois eventos de grande porte é uma preocupação do COI.

– Todo o orçamento está assegurado – disse Lula, em vídeo.

O vídeo de Lula, por sinal, foi apresentado à plateia por Sérgio Cabral com uma citação de Obama, que recentemente descreveu o presidente brasileiro como “o mais popular político da Terra”.

– A gravação do presidente Lula gerou um impacto extraordinário. Os membros do COI, antes de cada pergunta, elogiavam o nosso projeto. Fiquei realmente impressionado com o nível de credibilidade da nossa candidatura – disse o governador.

O presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, destacou na apresentação que a economia brasileira cresceu 5,1% em 2008.

– Nos últimos sete anos, 30 milhões de pessoas foram retiradas da pobreza. A classe média é hoje maioria. Temos todas as condições de receber os Jogos.

Quem planejava roubar a cena era o prefeito Eduardo Paes. Ele ensaiou cantar um trecho de “Cidade Maravilhosa” antes de seu discurso, mas teve de desistir.

– A emoção não deixou. Só consegui traduzir o significado da letra. O que a gente fez o tempo todo foi isso: tentar traduzir a paixão pela nossa cidade ao mesmo tempo que defendíamos as questões técnicas.

Na quinta-feira, as comitivas ficarão à disposição dos membros do COI para tirarem dúvidas sobre o projeto.

 

Crédito: Globo

 

Digiqole ad

Relacionados

Open chat