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Coloque o metabolismo em ordem após o feriadão

 Coloque o metabolismo em ordem após o feriadão
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Se o período entre o Natal e o Réveillon é conhecido pelos tradicionais excessos na alimentação, o início do novo ano é a época ideal para promover uma limpeza no organismo e começar uma rotina mais saudável. A mudança de hábito passa, nesse momento pós-festas, por uma dieta desintoxicante, que vai ajudar a acelerar o metabolismo e a eliminar a sensação de inchaço.

Conforme a nutricionista Carla Rodrigues, o corpo faz um processo natural de desintoxicação durante a madrugada, enquanto dormimos, para eliminar as toxinas presentes. Porém, geralmente a quantidade dessas substâncias no organismo é muito grande, o que requer que ação seja potencializada, principalmente com alimentação. “O fígado e os rins, que são os verdadeiros desintoxicantes do corpo, ficam sobrecarregados quando se consome muita gordura, sódio e açúcar, mas toda vez que se volta a uma alimentação mais leve, em cerca de dois dias eles voltam a trabalhar normalmente, da forma correta”, diz Carla.

Graças a isso, não são necessárias medidas muito radicais para promover uma detox no corpo e todos devem fugir daqueles regimes extremos, que sugerem, por exemplo, o consumo de pouquíssimas calorias ou somente a ingestão de líquidos. “Essas dietas exageradas podem ter efeito contrário ao que o detox propõe, causando ganho de gordura e ainda prejudicar a saúde”, adverte.

Ela também esclarece que é necessário seguir o plano de limpeza por um período entre uma semana e dez dias para obter resultados eficazes. Para isso, é preciso elaborar um cardápio viável e investir em certos alimentos, deixando de lado aqueles que prejudicam o processo. Confira algumas dicas da nutricionista:

 

O que comer?

Entre os alimentos permitidos estão frutas, legumes, verduras (orgânicas, de preferência), grãos integrais e ovos caipiras. Invista principalmente em:
– alimentos com propriedade desintoxicantes, como pimentão vermelho, repolho, aspargos, tomate, cebola, uvas vermelhas, alho, limão, cenoura, gergelim, salsa e folhas verdes;
– fibras, cujos benefícios são melhorar o trânsito intestinal, a digestão e a assimilação dos nutrientes;
– abacaxi, que é diurético e facilita a digestão;
– maçã, rica em fibras que ajudam a limpar o sangue;
– melancia, que, além de diurética e refrescante, também ajuda a limpar o organismo;
– laranja, fonte de vitamina C e responsável pelo bom funcionamento do metabolismo;
– couve, boa aliada do processo de oxigenação dos tecidos;
– berinjela, que tem propriedades digestivas, nutritivas e laxantes;
– gengibre, que estimula a digestão e ativa o metabolismo;
– hortelã, responsável por estimular o aparelho digestivo.

O que não comer:

Alimentos ricos em gorduras, sódio e açúcar devem ser cortados porque sobrecarregam os rins e o fígado, e acabam causando inchaço e desconforto. Evite:
– doces e açúcares em geral (se precisar, opte pelo mel);
– sal e alimentos ricos em sódio, que contribuem para hipertensão e retenção de líquidos;
– carnes vermelhas, que podem ser ricas em gordura e colesterol;
– defumados e embutidos, que têm sal em excesso;
– alimentos industrializados em geral, pois tudo que é artificial tem sal e corantes que sobrecarregam o fígado.

 

Beba muita água

É necessário redobrar o consumo de água durante a dieta detox, pois ela purifica o organismo. A recomendação é ingerir cerca de 2,5 litros por dia. Vale apostar também em chás, principalmente aqueles que possuem ação termogênica, diurética ou metabólica, como o verde, o de hibisco e o de gengibre. Sucos de abacaxi, melancia ou verde também podem ajudar. A grande restrição fica com refrigerantes, ricos em açúcares, e bebidas alcoólicas, que não devem ser consumidos.

 

Exercício em dia

A atividade física é uma grande aliada para potencializar ainda mais os efeitos da limpeza no organismo e da aceleração do metabolismo. Quem costuma fazer exercícios normalmente durante o ano e parou apenas durante as festas, pode simplesmente se propor a voltar à ativa nesse período. Para pessoas sedentárias, o ideal é iniciar aos poucos: uma caminhada de 20 minutos já garante bons ganhos cardiovasculares. Para quem não para nunca, correr e pedalar podem trazer uma grande ajuda.

 

Foto: Reprodução / CP

 

Crédito: http://correiodopovo.com.br/ArteAgenda/Variedades/2016/01/576053/Coloque-o-metabolismo-em-ordem-apos-o-feriadao

 

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