Colheita da maçã ainda não iniciou em Vacaria


A colheita da maçã 2019/2020 ainda não começou oficialmente no município de Vacaria. Conforme José Sozo, presidente da Associação Gaúcha dos Produtores de Maçã, o motivo é que muitos produtores estão ainda terminando raleio que não foi feito na época correta por causa da chuva e tinha pouca fruta. A primeira variedade a ser colhida é a Gala e depois a Fuji.
No entanto as empresas já estão contratando trabalhadores para a colheita da safra. A Gala representa 70 por cento da safra e precisa ser colhida em até 35 dias. Sozo disse que estão tentando trazer outras variedades para implantar no município e alongar o período da colheita, além de oferecer novos sabores.
A chuva que está vindo agora é ótima pra dar qualidade à fruta, afirma José Sozo. Os campos de Cima Da Serra produzem de 80 a 85 por cento da maçã gaúcha. O Rio Grande do Sul deve produzir neste ano de 480 a 500 mil toneladas da fruta. José Sozo considera que essa é uma produção equilibrada para administrar preços. Vacaria deve produzir em torno de 270 mil toneladas de maçã neste ano.
Crédito: Miro Santos/Rádio Esmeralda
