• TEL: (54) 3231.7800 | 3231.2828 (PEDIDOS DE MÚSICAS)

Chuva desta terça ameniza carência de água no Estado

Digiqole ad

Chuva forte atingiu várias regiões do Estado nesta terça-feira. Em Santana do Livramento, na Fronteira Oeste, choveu 41,2 mm durante o dia, elevando para 111,2 mm o volume acumulado na primeira semana de fevereiro. Na área rural, arroios e bebedouros começam a melhorar o nível de armazenamento de água. As rajadas de vento de 46,08 km/h derrubaram galhos de árvores e causaram prejuízos à rede elétrica. Três postes caíram próximo à BR 158. Houve alagamentos na praça Artigas e outras vias centrais.

Em Bagé, também na Fronteira, foram registrados 96mm de precipitação entre domingo e esta terça (24 mm apenas nesta manhã) – o que ajuda lentamente a recuperar os reservatórios de água da cidade. Por enquanto o Departamento de Água e Esgotos de Bagé (Daeb) ainda não fala em fim do racionamento. “Continuamos torcendo para que as previsões de chuvas até a próxima quinta-feira se confirmem”, disse o diretor do departamento, Antônio Kiwal Parer.

Após várias semanas, São Borja voltou a registrar forte precipitação nesta terça. Em cerca de 30 minutos foram 23mm em torno da cidade. A última chuva forte na cidade havia sido na véspera de Natal. Em janeiro, choveu apenas 67mm – a média é 151mm para o mês. Nesta terça, a temperatura despencou de aproximadamente 40°C para 25°C em 30 minutos. Até agora, fevereiro havia tido apenas 6,7mm de chuvas – o normal para todo o mês é 134mm.

Em Guaporé, na região Nordeste do Estado, o pluviômetro dos bombeiros marcou 60mm de chuva apenas à tarde. A corporação foi chamada para retirar uma árvore que caiu no meio de uma rua, mas não houve maiores estragos.

Em Santa Rosa, na região central, um morador verificou 25mm de precipitação na cidade. Apesar do vento forte, não foram registrados problemas.

As chuvas causaram a interrupção no fornecimento de energia para cerca de 67 mil clientes da Rio Grande Energia (RGE) em Caxias do Sul (Serra), Cachoeirinha (Grande Porto Alegre) e Guaporé (Norte). O serviço foi restabelecido no fim da tarde.

 

Crédito: Correio do Povo

 

Digiqole ad

Relacionados

Open chat