• TEL: (54) 3231.7800 | 3231.2828 (PEDIDOS DE MÚSICAS)

Casos confirmados de dengue crescem 24% no RS em uma semana

 Casos confirmados de dengue crescem 24% no RS em uma semana
Digiqole ad

Em apenas uma semana, o Rio Grande do Sul teve 132 novos casos de dengue confirmados, passando de 552 para 684, conforme o último balanço Secretaria Estadual da Saúde, divulgado nesta terça-feira. São 577 autóctones (contraídos no Estado) e 107 importados. As informações são da Rádio Gaúcha. Os números representam um aumento de 24%. 

O município de Caibaté ainda possui o maior número de casos da doença: são 248 pacientes, todos infectados no Estado.

Secretaria confirma segunda morte

Também nesta terça-feira, a Secretaria da Saúde confirmou a segunda morte por dengue da história do Rio Grande do Sul. A vítima é uma mulher de 53 anos, moradora de Panambi, que morreu em 19 de abril.

Dengue: Petrópolis e Tristeza terão aplicação de inseticida
Morre primeira vítima de dengue contraída no RS

A primeira morte por dengue ocorreu no fim de março, em Santo Ângelo, também na região Noroeste. Nesse caso, foi uma mulher de 41 anos, que morreu em 22 de março. A Secretaria da Saúde já havia confirmado surto de dengue na região.

Força-tarefa na região Norte

A Secretaria Estadual da Saúde montou uma força-tarefa para controlar a proliferação da dengue na região Norte do Estado, principalmente nos municípios de Erval Seco e Novo Tiradentes. A pasta também considera que há surto nos dois municípios. Surto ocorre quando há muitos casos da doença em determinada localidade.

Em Erval Seco, que possui 7.878 habitantes, há 58 casos confirmados, todos autóctones. Em Novo Tiradentes, são 53 casos para uma população de 2.277 habitantes. Nas próximas cinco semanas, agentes de saúde vão aplicar inseticidade nos municípios para eliminar o mosquito Aedes Aegypti, transmissor da doença.

Prevenção à dengue

A transmissão da dengue se dá por meio da picada do mosquito Aedes Aegypti. A recomendação das autoridades de saúde para prevenir a doença é controlar a proliferação do mosquito. Algumas orientações simples podem ser seguidas pela população:

– Tampar caixas d'água, tonéis e latões,
– Guardar garrafas vazias viradas para baixo,
– Guardar pneus sob abrigos,
– Não acumular água nos pratos de vasos de plantas e enchê-los com areia,
– Manter desentupidos ralos, canos, calhas, toldos e marquises,
– Manter lixeiras fechadas e
– Manter piscinas tratadas o ano inteiro.

 

Crédito: http://pioneiro.clicrbs.com.br/rs/geral/noticia/2015/05/casos-confirmados-de-dengue-crescem-24-no-rs-em-uma-semana-4754293.html

 

Digiqole ad

Relacionados

Open chat