• TEL: (54) 3231.7800 | 3231.7828 (PEDIDOS DE MÚSICAS)

Caravana RGE traz educação ambiental para Vacaria

Digiqole ad

Atividades sobre eficiência energética e meio ambiente serão realizadas para professores e estudantes do município a partir de março.

Promover o conhecimento e estimular habilidades e atitudes sustentáveis, por meio da capacidade transformadora da educação, são os objetivos do Projeto Caravana RGE – Educando para a eficiência, que desenvolverá ações em Vacaria a partir de março. Os últimos detalhes para a execução do Projeto no município foram acordados na última semana em reunião entre o Executivo de Relacionamento com o Poder Público e Grupo A da RGE em Vacaria, Rafael Dala Brida, e o produtor da Caravana RGE, Cesar Corá, com representantes da Prefeitura, Secretaria Municipal de Educação e 23ª Coordenadoria Regional de Educação.

Iniciativa do Programa de Eficiência Energética da Rio Grande Energia (PEE-RGE), o Projeto leva educação, cultura, conhecimento e informação sobre Eficiência Energética, Uso Seguro da Energia Elétrica e Meio Ambiente para o universo escolar do nosso Estado, de forma lúdica, atraente e interativa.

No dia 5 de março, Vacaria sediará o Seminário Regional de Educação que, além dos professores do município, reunirá educadores de Esmeralda, Muitos Capões, Capão Bonito do Sul, Maximiliano de Almeida, São João da Urtiga, São José do Ouro, Caseiros, Muliterno, Ciríaco, São José dos Ausentes e Campestre da Serra, visando à capacitação e a troca de experiências entre os educadores. O evento será realizado a partir das 8 horas da manhã, na Casa do Povo.

Na ocasião, os participantes assistirão a uma palestra sobre sustentabilidade e participarão de oficinas multidisciplinares destinadas a enriquecer e a valorizar o trabalho desenvolvido nas escolas. Além disso, conhecerão a Arena Cênica, composta pelo Túnel do Conhecimento e pelo espetáculo teatral “Viagem ao mundo da eletricidade”.

O Túnel do Conhecimento é uma grande estrutura inflável com diversos experimentos científicos sobre os diversos tipos de energia e sua importância. Encenando situações e exemplos do dia a dia, o teatro envolve e gera identificação do público com a história, aproximando as pessoas dos objetivos do Projeto.

Segundo informações de Michelle Pereira,assessora de imprensa da Rio Grande Energia, no mês de maio, a Caravana RGE retornará a Vacaria com ações para os estudantes. As atividades serão realizadas nos dias 7, 8 e 9, no Mercado Público Municipal. Nestas datas, os escolares também participarão das atividades da Arena Cênica.
Caravana 2012/2013

Em sua segunda edição, a Caravana RGE – Educando para a eficiência está percorrendo o Estado desde agosto do ano passado, dando continuidade à cultura da mudança de comportamento para a construção de uma sociedade melhor. Em 2012, foram realizados quatro Seminários Regionais de Educação, nas cidades de Bento Gonçalves, Gravataí, Três Passos e Cruz Alta. Foram percorridos 43 municípios da área de atuação da empresa, com 118 Ações para um público superior a 53 mil pessoas, entre alunos e professores. Em 2013, a Caravana vai percorrer mais 51 municípios. Serão realizados quatro Seminários nas cidades-polo da área de concessão da RGE: Vacaria, Soledade, Erechim e Sarandi. A estimativa, até o final do Projeto em junho, é realizar 250 ações, envolver 150 mil pessoas e atender 1.000 escolas.

RGE, distribuindo energia sustentável para você

A Rio Grande Energia (RGE) é a distribuidora de energia elétrica da região norte-nordeste do Estado do Rio Grande do Sul. Criada em 1997, a empresa atende 262 municípios gaúchos, o que representa 54% do total de municípios do Estado. A área de cobertura da RGE divide-se em duas grandes regionais: a Centro, com sede em Passo Fundo, e a Leste, com sede em Caxias do Sul. São 90.718 km² – 34% do território do Estado. Agrupadas, essas regiões apresentam um dos melhores índices sociais e econômicos do Brasil e também são as responsáveis pelo maior polo agrícola, pecuário, industrial e turístico do Estado. Desde 2006, a RGE faz parte do grupo CPFL Energia, um dos maiores grupos privados do setor elétrico brasileiro.

Programa de Eficiência Energética, promovendo a construção de uma atitude segura e consciente no uso de energia elétrica

O Projeto Caravana RGE – Educando para a eficiência faz parte do Programa de Eficiência Energética da Rio Grande Energia (PEE-RGE), que existe há mais de dez anos. O PEE-RGE tem como objetivo combater o desperdício de energia elétrica implantando ações como a substituição de equipamentos ineficientes, a doação de lâmpadas, a adequação da entrada de energia de consumidores irregulares, além de diversos outros atos, dentro dos Projetos: RGE em Casa; RGE na Escola; RGE no Hospital; RGE na Indústria; RGE no Saneamento e RGE nos Prédios Públicos. Com um investimento de R$ 96.000.000,00 em 55 Projetos realizados ao longo do período, o resultado foi de uma demanda evitada de 73.000 kW e de Energia Conservada de 250 GWh/ano.

Na foto, o registro da reunião que oficializou a parceria entre a RGE e a Administração Municipal para a realização do projeto educativo.

Da direita para a esquerda: Rafael Dala Brida (Executivo de Relacionamento com o Poder Público e Grupo A da RGE em Vacaria); Josiane Abreu (Chefe do Setor Pedagógico da Secretaria Municipal de Educação de Vacaria); Priscila Corso de Araújo Girotto (Supervisora Pedagógica da Secretaria Municipal de Educação de Vacaria); Jacira Elisabete Ferreira Poletto (Supervisora Pedagógica da Secretaria Municipal de Educação de Vacaria); Sara Rejane Rodrigues Borges (Supervisora da Educação Infantil da Secretaria Municipal de Educação de Vacaria); e César Corá (Produtor do projeto Caravana RGE).

 

Crédito: Adelar Gonçalves/Dep. Jornalismo e foto arquivo RGE

 

Digiqole ad

Relacionados

Open chat