Campos de Cima da Serra no roteiro da Associação Internacional de Fruticultura

Os Campos de Cima da Serra do RS receberão em meados deste mês, associados a uma das principais entidades do mundo no segmento de produção de frutas, a Associação Internacional de Fruticultura (IFTA).
A recepção ao grupo, de mais de 50 pessoas, de sete países (Estados Unidos, Canadá, Omã, México, Polônia, Reino Unido e China), acontecerá na próxima quarta-feira, dia 18, em evento a ser realizado no CTG Porteira do Rio Grande, às 19 horas.
No dia 19, os estrangeiros conhecerão pomares de maçã no município e também em Bom Jesus, de onde partem, complementando o tour técnico no Brasil, para a região de São Joaquim, no vizinho Estado de Santa Catarina, no qual também os estrangeiros farão uma visita, no dia 20 deste mês.
A IFTA (Internacional Fruit Tree Association: confira mais em www.ifruittree.org) foi criada nos anos de 1950, visando à produção de frutas em alta densidade, explica o vice-presidente de Assuntos Técnicos da Associação Gaúcha dos Produtores de Maçã (Agapomi), Leandro Bortoluz.
A IFTA promove, a cada quatro anos, uma programação internacional, a ser desenvolvida, desta vez, na América do Sul, explica ele, detalhando que a conferência da Associação aconteceu de 8 a 11 deste mês, em Santiago do Chile.
Por outro lado, deste ontem dia 12 até o dia 22, acontecem, também no Chile, além da Argentina e do Brasil, roteiros de visitas técnicas.
Grupo de 20 brasileiros, entre executivos, consultores e produtores de maçã, estão participando desde ontem, da conferência no Chile e do tour técnico naquele país, que prossegue até amanhã, sábado, dia 14 de janeiro.
A recepção aos associados à IFTA, no dia 18 aqui em Vacaria, contará com três palestras. Representante da Prefeitura Municipal de Vacaria falará sobre o potencial agrícola de Vacaria e dos Campos de Cima da Serra.
Na seqüência, o chefe-adjunto de Pesquisa & Desenvolvimento da Embrapa Uva e Vinho, Mauro Zanus, abordará Linhas de pesquisa na maçã brasileira conquistas e desafios.
Por fim, o presidente da Associação Brasileira de Produtores de Maçã (ABPM), Pierre Nicolas Pérès, apresentará o perfil do setor da maçã no Brasil.
O tour da IFTA no Brasil está sendo viabilizado através de parceria envolvendo Agapomi, ABPM, Prefeitura Municipal de Vacaria, Embrapa Uva e Vinho, CTG Porteira do Rio Grande, Proterra Engenharia Agronômica e Mussatto Consultoria, além da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri), através da Estação Experimental de São Joaquim, que estará sendo visitada no dia 19.
Crédito: Giovani Capra e Adelar Gonçalves/Dep. Jornalismo Rádio Esmeralda
