• TEL: (54) 3231.7800 | 3231.2828 (PEDIDOS DE MÚSICAS)

Campanha de vacinação contra a gripe começa segunda no RS

 Campanha de vacinação contra a gripe começa segunda no RS
Digiqole ad

A Campanha de vacinação contra a gripe no Rio Grande do Sul inicia na segunda-feira (27), uma semana antes do calendário nacional. A antecipação é uma estratégia definida pela Secretaria Estadual da Saúde, com o aval de entidades médicas, para imunizar pessoas dos grupos de risco antes da chegada do frio, pois a vacina oferece maior proteção depois de três ou quatro semanas após a aplicação.

São cerca de 3,5 milhões de gaúchos que fazem parte dos grupos prioritários: crianças maiores de seis meses e menores de cinco anos, gestantes e puérperas (mulheres até 45 dias após o parto), pessoas com mais de 60 anos, trabalhadores da saúde e doentes crônicos, com recomendação médica (por problemas respiratórios, cardíacos, com baixa imunidade, entre outros). Durante o período da campanha, que vai até 22 de maio, a vacinação estará disponível nos mais de 1,8 mil unidades básicas de saúde do RS.

No dia 9 de maio está marcado o Dia D da campanha, data na qual os postos de vacinação estarão extraordinariamente abertos. As doses da vacina oferecem proteção contra três tipos do vírus causador da gripe, o Influenza: A (H1N1), A (H3N2) e B. A meta é alcançar 80% de cobertura nos grupos prioritários.

A dois dias do início da Campanha de Vacinação contra a gripe, algumas clínicas particulares já registram a falta de doses na Capital. Das nove clínicas consultadas, três não tinham o produto e outras três recebem as doses na primeira semana de maio.

Apenas três clínicas tem os dois tipos da vacina: a trivalente e a quadrivalente. A Campanha Estadual de Vacinação contra a Influenza ocorre de segunda-feira (27), a 22 de maio, sendo 9 de maio o dia de mobilização nacional.

Vacina tetravalente

Desde 2012, a Organização Mundial de Saúde (OMS) sugere incluir mais um tipo B na vacina, ficando com quatro componentes AH1N1, AH3N2 e dois tipos B (a trivalente só tem um tipo B). 2015 é o primeiro ano que a tetra estará disponível no Brasil. A previsão é que o percentual de aplicação não passe de 10%. 

 

Crédito: http://gaucha.clicrbs.com.br/rs/noticia-aberta/campanha-de-vacinacao-contra-a-gripe-comeca-segunda-no-rs-136126.html

 

Digiqole ad

Relacionados

Open chat