• TEL: (54) 3231.7800 | 3231.2828 (PEDIDOS DE MÚSICAS)

Caçador de asteroides da Nasa será lançado em dezembro

Digiqole ad

O telescópio espacial Wise (Wide-Field Infrared Survey Explorer, em inglês), conhecido como “caçador de asteroides” da Nasa, agência espacial americana, está pronto para investigar o espaço com seus equipamentos em infravermelho. O objetivo do Wise é mapear regiões próximas e distantes da Terra para descobrir objetos celestes ocultos em observações, como asteroides e meteoros, que podem trazer riscos à humanidade.

A Nasa espera lançar o telescópio no dia 9 de dezembro na plataforma da base aérea de Vandenberg, na Califórnia, Estados Unidos. “Encontraremos milhares de corpos cósmicos que jamais havíamos visto”, alertou Edward Wright, principal pesquisador da missão na Universidade da Califórnia.

De acordo com a agência espacial, o Wise dará a volta na Terra sobre os pólos e explorará todo o céu uma vez e meia a cada nove meses. Sua tecnologia obterá informações em infravermelho superiores às das últimas medições, além de possuir sensibilidade centenas de milhares de vezes maior que os equipamentos anteriores.

Todos os dados registrados pelo Wise e os objetos celestes que forem descobertos servirão de ponto de partida para que os telescópios espaciais Hubble e Spitzer, da Nasa, Herschel, da ESA, agência espacial europeia, e Sofia e James Webb – que a Nasa lançará futuramente – aprofundem as pesquisas.

 

Crédito: Terra

 

Digiqole ad

Relacionados

Open chat