• TEL: (54) 3231.7800 | 3231.2828 (PEDIDOS DE MÚSICAS)

C. Ronaldo leva prêmio da Fifa em ano “iluminado”

Digiqole ad

O atacante português Cristiano Ronaldo confirmou as previsões na tarde desta segunda-feira, em cerimônia realizada na cidade suíça de Zurique, e foi coroado pela Fifa o melhor jogador de 2008, apontado por ele mesmo como um ano “iluminado” em sua carreira.

Vencedor do Campeonato Inglês, da Copa dos Campeões e do Mundial de Clubes, o principal destaque do Manchester United já havia faturado o prêmio Bola de Ouro, concedido pela revistaFrance Football ao melhor atleta da temporada, e ganhou eleição semelhante realizada pela FIFPro, a Federação Internacional dos Jogadores Profissionais de Futebol.

Antes mesmo do anúncio oficial, o atacante português já comemorava o desempenho mostrado ao longo do ano. “Foi um ano muito iluminado, tanto para mim quando para o Manchester. Conseguimos vencer todas as competições que disputamos. Fiquei muito feliz e foi maravilhoso. Foi um ano muito especial”, afirma.

Para coroar a sua melhor temporada da carreira, Cristiano Ronaldo venceu na eleição quatro concorrentes. Além do brasileiro Kaká, ganhador da última edição ao ser o destaque do Milan, o português superou o argentino Lionel Messi, do Barcelona, e os espanhóis Fernando Torres (Liverpool) e Xavi Hernandez (Barcelona), que tiveram grande importância para sua seleção no título da Eurocopa.

Sucessor de Kaká na premiação, Cristiano Ronaldo recebeu o prêmio das mãos do brasileiro Pelé, que mais uma vez se mostrou emocionado no palco da cerimônia. Discursando em português, o craque do Manchester agradeceu seus companheiros de equipe e da seleção e mandou um recado a seus familiares para começarem a festa.

Na eleição que teve os votos de treinadores e capitães de 155 seleções, o astro português teve grande diferença em relação a Messi, que foi o segundo colocado. Enquanto levou 935 pontos, o rival argentino teve 678 indicações, seguido pelo espanhol Fernando Torres, lembrado 203 vezes. Vencedor em 2007, Kaká ficou em quatro lugar, com 183, à frente apenas de Xavi, que teve 155.

A cerimônia de premiação foi aberta com a apresentação dos candidatos ao prêmio, tanto na disputa feminina como na masculina. A entidade também falou sobre o movimentado ano de 2008, com rápidas citações dos Jogos Olímpicos de Pequim, do Mundial de Futsal, Copa do Mundo de futebol de areia, Mundial de Clubes e Mundial Sub-20 feminino.

Em seguida, a Fifa deu destaque aos preparativos para a Copa do Mundo de 2010, que será realizada na África do Sul, e citou também as mudanças que o país atravessa no ano em que receberá a Copa das Confederações. Através de seu vice-presidente, Senes Erzik, a entidade anunciou também que as seleções da Armênia e da Turquia levaram o prêmio Fair Play da temporada.

Com o título conquistado nesta tarde, Cristiano Ronaldo iguala o feito de Luis Figo e se torna o segundo português a levantar o troféu desde a criação do prêmio em seu atual formato, que passou a acontecer após 1991. Em sua primeira edição, a estatueta ficou nas mãos do alemão Lothar Matthaus, sendo seguido nos anos seguintes pelo holandês Marco van Basten e pelo italiano Roberto Baggio.

Confira todos os vencedores do prêmio da Fifa:

2008 – Cristiano Ronaldo (POR)
2007 – Kaká (BRA)
2006 – Fabio Cannavaro (ITA)
2005 – Ronaldinho (BRA)
2004 – Ronaldinho (BRA)
2003 – Zinédine Zidane (FRA)
2002 – Ronaldo (BRA)
2001 – Luis Figo (POR)
2000 – Zinédine Zidane (FRA)
1999 – Rivaldo (BRA)
1998 – Zinédine Zidane (FRA)
1997 – Ronaldo (BRA)
1996 – Ronaldo (BRA)
1995 – George Weah (LBR)
1994 – Romário (BRA)
1993 – Roberto Baggio (ITA)
1992 – Marco Van Basten (HOL)
1991 – Lothar Matthaus (ALE)

 

Crédito: Terra

 

Digiqole ad

Relacionados

Open chat