• TEL: (54) 3231.7800 | 3231.2828 (PEDIDOS DE MÚSICAS)

Biodiesel é pauta na Expointer

Digiqole ad

O coordenador geral de Agroenergia do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), João Abreu, participou do 2ª edição do Fórum Interativo do Biodiesel com o tema “Biodiesel e Instituições”, nesta segunda-feira (27), às 16h30, na Casa do Grupo RBS, na 35ª Expointer, em Esteio (RS).

De acordo com João Abreu, os dois principais biocombustíveis líquidos usados no Brasil são o etanol, extraído de cana-de-açúcar, e o biodiesel, produzido a partir de óleos vegetais ou de gorduras animais. Ambos emitem menos compostos químicos poluidores da atmosfera que os combustíveis fósseis. Cerca de 80% do biodiesel brasileiro é produzido a partir da soja, enquanto 15% provêm do sebo, 4% de óleo de algodão e 1% de gordura de animal. “O Ministério da Agricultura está empenhado em desenvolver novas oleaginosas que possam substituir a soja na produção de biodiesel. Já existem alternativas em desenvolvimento, como a canola, palma, dendê, girassol e mamona”, destacou.

Durante o debate, o coordenador ainda mencionou que a Comissão Executiva Interministerial de Biodiesel se reuniu, desde dezembro do ano passado, para discutir a elaboração de um marco regulatório. “As indústrias querem que o Governo divulgue, ainda em 2012, novos parâmetros para o setor, como escalonamento da adição do combustível renovável ao diesel, elevando o percentual atual da mistura. O Ministério da Agricultura está engajado para atender todas as demandas do setor. O trabalho, do ponto de vista técnico, já foi realizado. Agora a decisão está nas mãos da presidenta Dilma Rousseff”, explicou.

Também participaram do evento o secretário de Agricultura Familiar do Ministério do Desenvolvimento Agrário, Lademir Müller, o presidente do Conselho Superior da União Brasileira de Biodiesel e Bioquerosene (Ubrabio), Juan Diego Ferres, o representante do Instituto Ícone, Rodrigo Lima e o diretor executivo da Klein & Associados, Odacir Klein.

 

Crédito: MAPA

 

Digiqole ad

Relacionados

Open chat