• TEL: (54) 3231.7800 | 3231.7828 (PEDIDOS DE MÚSICAS)

Balada Segura chega a Vacaria neste sábado

 Balada Segura chega a Vacaria neste sábado
Digiqole ad

O município de Vacaria será o 21º do Estado a adotar a Balada Segura. A assinatura do convênio com o Detran/RS acontece neste sábado (22), em cerimônia às 14h30, em frente à Prefeitura Municipal (Ramiro Barcelos, 915, Centro) com a presença do diretor-geral do Detran/RS, Leonardo Kauer, do prefeito, Elói Poltronieri, e representantes da Brigada Militar e Polícia Civil. A primeira blitz acontece já na noite de sábado.

Com esse convênio, Vacaria se integra a um programa que, em apenas três anos, contabilizou mais de 88 mil veículos abordados e 70,8 mil testes do etilômetro realizados. As blitze de fiscalização e as ações paralelas que compõem a Balada Segura contribuíram para que o Estado registrasse uma redução de 13% dos acidentes com vítimas fatais nas vias municipais em relação a 2010.

Na última terça-feira (18), o Detran/RS reuniu a comunidade de Vacaria para uma reunião de sensibilização, onde foram apresentados o programa Balada Segura, suas metas e os resultados já conquistados. O envolvimento das comunidades é uma etapa considerada fundamental, já que amplifica o trabalho da fiscalização. O trabalho de imersão busca engajar as comunidades para constituir o Comitê Municipal da Balada Segura, que terá a incumbência de desenvolver ações educativas paralelas às blitze de fiscalização.

Sobre a Balada Segura

A Balada Segura é uma parceria do Governo do Estado, por meio do Detran/RS, Brigada Militar, Polícia Civil e Comitê Estadual de Mobilização pela Segurança no Trânsito, com as prefeituras. Consiste em uma ampla ação de mobilização em defesa da vida, oficializada por convênio firmado entre o Estado, através do Detran/RS, e a municipalidade. Atua, inicialmente, através de blitze de fiscalização e educação e ações promovidas pelo Comitê Municipal, combatendo, principalmente, a condução de veículos por motoristas alcoolizados. O álcool, segundo estimativas da ONU, está presente em quase metade dos acidentes com mortes.

Iniciada como projeto piloto em Porto Alegre em 04 de fevereiro de 2011, a Balada Segura já acontece em 20 municípios. A meta do Detran/RS é contar com pelo menos 40 municípios integrados à rede até o final de 2014.

 

Crédito: Betão Carneiro

 

Digiqole ad

Relacionados

Open chat