• TEL: (54) 3231.7800 | 3231.7828 (PEDIDOS DE MÚSICAS)

Azeite de oliva pode ajudar a reverter insuficiência cardíaca

 Azeite de oliva pode ajudar a reverter insuficiência cardíaca
Digiqole ad

O azeite de oliva pode ajudar a reverter a insuficiência cardíaca, segundo cientistas da Universidade de Illinois, nos Estados Unidos. Eles utilizaram evidências de estudos anteriores para analisar os benefícios do oleato, uma substância encontrada no azeite e que pode ajudar o coração doente a bombear o sangue de forma mais eficaz.

Os pesquisadores analisaram como o coração de ratos com insuficiência reagia a duas substância: o oleato, encontrada no azeite de oliva, e o palmitato, presente em produtos de origem animal e nos laticínios. Quando o aleato era bombeado, o coração apresentava uma melhora imediata. Já com o palmitato, o órgão piorava.

Atualmente, não há como reverter a insuficiência cardíaca, mas uma combinação de medicamentos e estilo de vida saudável ajuda a manter a condição do paciente estável. Uma das razões mais comuns pelas quais uma pessoa pode sofrer de insuficiência cardíaca é quando o músculo fica danificado, como depois de um ataque cardíaco, hipertensão ou por abuso de álcool. Respiração curta mesmo durante períodos de repouso, inchaço dos pés, dos tornozelos, da barriga e na parte inferior das costas podem ser sintomas da doença.

— Isso dá mais uma prova de que a ideia de que o consumo de gorduras saudáveis pode ter um efeito significativamente positivo sobre a saúde cardíaca — afirma Douglas E. Lewandowski, principal autor do estudo.

A pesquisa foi publicada na revista científica Circulation.

 

Crédito: ClicRBS

 

Digiqole ad

Relacionados

Open chat