• TEL: (54) 3231.7800 | 3231.2828 (PEDIDOS DE MÚSICAS)

Assembleia aprova projeto que extingue pensão vitalícia a ex-governadores

 Assembleia aprova projeto que extingue pensão vitalícia a ex-governadores
Digiqole ad

A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul aprovou na tarde desta terça-feira o projeto que extingue a pensão vitalícia para ex-governadores do Estado. A matéria, de autoria da deputada Any Ortiz (PPS), foi aprovada por unanimidade. 

De acordo com o texto, a partir do próximo mandato (do sucessor de José Ivo Sartori), os políticos que tiverem exercido o cargo em caráter permanente terão direito a um salário de desembargador do Tribunal de Justiça (TJ) pelo período máximo de quatro anos após o término do mandato. Os ex-governadores que já recebem a pensão seguirão com o beneficio. 

O projeto também estabelece que o ex-chefe do executivo perde a aposentadoria especial caso assuma cargo público dentro do período quatro anos subsequentes à saída do cargo. A medida ainda proíbe a concessão de vantagem às esposas em caso de morte do titular.

Quem recebe a pensão vitalícia atualmente:

Ex-governadores:

Tarso Genro
Yeda Crusius
Germano Rigotto
Olívio Dutra
Antonio Britto
Alceu Collares
Pedro Simon
Jair Soares

Viúvas que recebem a pensão:

Neda Mary Ungaretti Triches – viúva de Euclides Triches
Miriam Gonçalves de Souza – viúva de Amaral de Souza
Nelize Trindade de Queiroz – viúva de Synval Guazzelli
Marília Guilhermina Martins Pinheiro – ex-companheira de Leonel Brizola (ela ainda recebe uma pensão pelo Rio de Janeiro)

 

Foto: Marcelo Bertani / Agência ALRS / CP

 

Crédito: http://correiodopovo.com.br/Noticias/Politica/2015/12/574106/Assembleia-aprova-projeto-que-extingue-pensao-vitalicia-a-exgovernadores

 

Digiqole ad

Relacionados

Open chat