Aprovado em Porto Alegre projeto que veta contratação de empresas que doaram para campanhas


*Com informações do repórter Lucas Rivas
A Câmara Municipal de Porto Alegre finalmente aprovou, após quase seis meses, projeto que proíbe Executivo e Legislativo de firmarem ou prorrogarem contratos com empresas que tenham feito doação para campanha eleitoral. A restrição se refere às companhias que doaram nos quatro anos anteriores à sanção.
Só foi possível a aprovação após o líder do PDT na Câmara Municipal, vereador Márcio Bins Ely, retirar requerimento que pedia a realização de uma nova votação. Como a matéria, de autoria do vereador Marcelo Sgarbossa (PT), havia sido aprovada por 13 votos a 10 na última sessão de 2014, em 22 de dezembro, Bins Ely apresentou o requerimento pedindo a recontagem dos votos.
O regimento da Câmara de Vereadores permite um novo processo de votação, quando a diferença de votos é menor ou igual a três. O pedido, porém, foi retirado da pauta do dia, validando aprovação do projeto. Agora, a proposta vai para a redação legislativa e depois para sanção do prefeito.
Sgarbossa sustenta que a proibição de contratar empresas doadoras de campanha termina com a expectativa de repasses feitos a políticos ou partidos para obter favorecimento no mandato. “Nós torcemos muito para que o prefeito Fortunati sancione e vire lei”, afirmou. “Em outras palavras, vamos fazer o principal na reforma política por meio de uma lei municipal.”
Foto: Ederson Nunes / CMPA / CP
Crédito: http://correiodopovo.com.br/Noticias/559121/Aprovado-em-Porto-Alegre-projeto-que-veta-contratacao-de-empresas-que-doaram-para-campanhas
