• TEL: (54) 3231.7800 | 3231.7828 (PEDIDOS DE MÚSICAS)

Aeroporto Salgado Filho deve ir a leilão em 2015

 Aeroporto Salgado Filho deve ir a leilão em 2015
Digiqole ad

O Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre, deve constar na lista da terceira rodada de concessões dos aeroportos brasileiros à iniciativa privada, processo em execução pelo governo federal desde 2012. O anúncio oficial ocorrerá nas próximas semanas, de acordo com o ministro da Aviação Civil, Moreira Franco, após conclusão de um estudo de reestruturação da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero). O ministro já sinalizou que o plano é conceder aeroportos nas regiões Sul, Norte e Nordeste.

A política de concessões de aeroportos objetiva agilizar os investimentos nas estruturas aeroportuárias brasileiras, já que os parceiros privados não precisam abrir processos licitatórios para investir em infraestrutura. O governo acredita que, com o leilão de 51% do controle acionário dos aeroportos, os investimentos são maiores e a administração torna-se mais dinâmica. Até o momento, cinco aeroportos já foram leiloados, nas regiões Sudeste e Centro-Oeste.

O primeiro leilão ocorreu em fevereiro de 2012 na Bolsa de Valores de São Paulo. Privados arremataram os aeroportos internacionais de Guarulhos (em São Paulo), Viracopos (Campinas) e Juscelino Kubitschek (Brasília). A Infraero continua acionista desses três aeroportos, com 49% do capital social, e as concessões perduram por 20 anos.

Após o término do prazo de concessão, as estruturas retornam ao poder público, que pode optar por leiloá-las novamente, em um novo processo. Na segunda rodada de concessões, em 2013, foram leiloados os aeroportos Antonio Carlos Jobim (Galeão, Rio) e Tancredo Neves (Confins, em Belo Horizonte).

 

Crédito: Correio do Povo

 

Digiqole ad

Relacionados

Open chat