• TEL: (54) 3231.7800 | 3231.2828 (PEDIDOS DE MÚSICAS)

A importância da Polícia e o valor da sociedade participativa

Digiqole ad

Importância do apoio da comunidade.

O inspetor da polícia civil João Carlos Pinto de Abreu, responsável pelo Serviço de Inteligência Policial e Análise Criminal na área da 25ª Região Policial, aproveita a oportunidade em que a Polícia prendeu um traficante de drogas, de 56 anos, que corrompia e assediava uma jovem de 16 anos, após o crime ser denunciado pela mãe ao órgão de segurança, para pedir novamente o apoio da população, no sentido de que denunciem crimes que tenham conhecimento, podendo procurar uma Delegacia de Polícia ou até mesmo utilizar o sistema DISQUE-DENÚNCIA, através do telefone 181, de forma anônima.

A denúncia anônima, a certeza da presença da polícia e a prisão dos criminosos têm provocado, com efeito positivo, mais participação da comunidade, que se sente protegida e atendida. “O cidadão se sente participando da operação”, explica o inspetor de polícia.

O Disque Denúncia é um serviço destinado a mobilizar a sociedade na luta contra o crime e a violência, foi criado com o objetivo de criar uma parceria das Polícias com a sociedade permitindo uma resposta rápida e efetiva ao combate ao crime.

As ligações para o Disque Denúncia, que funciona de forma ininterrupta 24 horas por dia são realizadas por meio do número 181.

Sua principal característica é o caráter sigiloso dos procedimentos, já que em momento algum o denunciante precisa identificar-se.

O nosso compromisso é checar as informações sem o envolvimento da fonte, evitando assim sua exposição a qualquer tipo de risco.

O Disque Denúncia tem recebido uma resposta significativa da população. Exatamente por isso, ele representa uma importante arma na luta contra a violência e a criminalidade.

Esse serviço vem obtendo bons resultados desde a sua criação. Boa parte das denúncias recebidas procede, ajudando na prisão de traficantes, apreensão de drogas e armas, prisão de criminosos condenados e foragidos.

OBJETIVO:
• Permitir que a sociedade colabore com a Secretaria de Segurança Pública, aumentando a eficiência das polícias.
• Estimular o cidadão a adotar um comportamento pro ativo caso testemunhe ou tome conhecimento da existência de algum delito.
• Reunir provas que resultem na punição de atos delituosos.
• Desencorajar a prática de crimes, contravenção penal e ações anti-sociais, erradicando a sensação de impunidade em razão da possibilidade de constante monitoramento.

ATUAÇÃO
O Disque-Denúncia é mantido pela Secretaria de Segurança Pública . O serviço atende 24 horas por dia, garante o anonimato do denunciante e as ligações à sua Central não são rastreadas.

Durante a ligação telefônica, o denunciante recebe um número/ protocolo para que posteriormente acompanhe o desdobramento das investigações e, caso queira, forneça mais informações sobre o caso.

Depois de recebida, a denúncia é analisada e despachada ao setor competente dos Órgãos de Polícia.

Após investigações e providências dos Órgãos de Polícia, os resultados são informados ao Sistema Disque Denúncia para registros estatísticos.
“Colabore com a Polícia, denuncie! Disque 181.”

Inspetor de Polícia JOÃO CARLOS PINTO DE ABREU
Chefe do SERVIÇO DE INTELIGÊNCIA POLICIAL e ANÁLISE CRIMINAL – SIPAC, Especialista em SEGURANÇA PÚBLICA pela PUC-RS.
Delegacia de Polícia Regional – DPR
Membro do Conselho Municipal Antidrogas – COMAD
E-mail.: jcarlos-abreu@policiacivil.rs.gov.br
telefone: (54) 3231 – 2931

DISQUE-DENÚNCIA – Nº 181

COMBATA o CRIME, a OMISSÃO, a IMPUNIDADE e a VIOLÊNCIA.
DENUNCIE. ATENDIMENTO 24 HORAS.

 

Crédito: Inspetor de Polícia João Carlos de Abreu

 

Digiqole ad

Relacionados

Open chat