• TEL: (54) 3231.7800 | 3231.2828 (PEDIDOS DE MÚSICAS)

A hipertensão também pode prejudicar o cérebro, os rins e os olhos

 A hipertensão também pode prejudicar o cérebro, os rins e os olhos
Digiqole ad

Conhecida como inimiga do coração, a hipertensão é um perigo também para outras áreas do organismo. A associação entre a pressão alta e o risco de infarto já é conhecida de muitas pessoas, mas nem sempre fica claro que o problema pode levar também à cegueira e provocar quadros de demência ou falência renal.

Saiba mais sobre a hipertensão, doença com importante impacto na sociedade
Orégano ajuda hipertensos a consumirem menos sal

Segundo o cardiologista Mascus Bolivar Malachias, o sangue fornece o oxigênio essencial para o funcionamento do cérebro e a diminuição do fluxo pode causar a demência vascular, que é a segunda forma mais comum de demência.

— Os olhos também podem ser muito prejudicados em pacientes hipertensos. As artérias que irrigam a retina podem sofrer alterações em decorrência da hipertensão crônica, o que, com o passar do tempo, pode resultar em hemorragias, com perda da acuidade visual e até mesmo cegueira — complementa Malachias.

Além disso, as artérias renais, quando afetadas pela pressão alta, podem levar a uma perda progressiva da função excretora do órgão.

— Conforme os vasos renais são danificados, surgem alterações na capacidade de excretar o excedente do que deveria ser eliminado. Por outro lado, se os rins não eliminarem o excedente, este pode contribuir ainda mais para o aumento da pressão — esclarece o cardiologista.

Hipertensão pode estar relacionada à deficiência de vitamina D no organismo
Exercícios físicos praticados pela mãe podem evitar hipertensão no filho

No Brasil, em que a maioria da população está acima do peso, segundo o Ministério da Saúde, a situação é preocupante.

— Se o indivíduo tem o pai hipertenso, ele tem 30% mais probabilidade de desenvolver a doença e, se a mãe também for, a possibilidade dobra, ou seja, o risco de que ele venha a ter pressão alta é de 60% — diz o cardiologista.

Dia de Conscientização

Neste domingo, no Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão, com o objetivo de compartilhar informações com a população, a Sociedade de Cardiologia do Estado do Rio Grande do Sul (Socergs) promove um evento aberto ao público no Parque Moinhos de Ventos, em Porto Alegre. Das 8h30 às 13h30, uma equipe médica irá orientar as pessoas, realizar exames de pressão e outros serviços de conscientização.

— O objetivo é alertar sobre a necessidade de cuidado com a hipertensão e a saúde cardiovascular, além de estimular a adesão ao tratamento — afirma Carisi Polanczyk, presidente da Socergs.

 

Crédito: http://zh.clicrbs.com.br/rs/vida-e-estilo/noticia/2015/04/a-hipertensao-tambem-pode-prejudicar-o-cerebro-os-rins-e-os-olhos-4746806.html

 

Digiqole ad

Relacionados

Open chat