• TEL: (54) 3231.7800 | 3231.2828 (PEDIDOS DE MÚSICAS)

A cinco dias da eleição, confira o calendário eleitoral até domingo

Digiqole ad

Na reta final da campanha eleitoral, restam cinco dias para o eleitor definir o voto que registrará na urna eletrônica no próximo domingo. Confira, abaixo, as datas limites para propaganda e outras informações relativas a prazos do primeiro turno da eleição deste ano.

Terça-feira
:: A partir desta terça-feira e até as 17h do dia 9, nenhum eleitor poderá ser preso ou detido, exceto por prisões em flagrante, em virtude de sentença criminal condenatória por crime inafiançável ou por desrespeito a salvo-conduto.
:: Último dia para os partidos políticos e coligações indicarem representantes para o comitê interpartidário de fiscalização. Em cada seção eleitoral poderá haver até 16 fiscais ao mesmo tempo _ cinco dos partidos ou coligações à majoritária e 11 da proporcional. Pode haver revezamento de representantes.

Quarta-feira
:: Último dia de propagandas de candidaturas a prefeito no horário eleitoral gratuito da televisão e do rádio. As inserções comerciais seguem até quinta-feira.

Quinta-feira
:: Termina o prazo para comícios.
:: Último dia para a divulgação da propaganda eleitoral gratuita no rádio e na televisão, com programas dos candidatos a vereador.
:: Debate com os prefeituráveis na RBS TV, a partir das 22h. Pela lei, o programa pode se estender até as 7h de sexta-feira. Mas a previsão é que termine bem antes, à meia-noite.

Sexta-feira
:: Último dia para a divulgação de propaganda eleitoral na imprensa escrita e a reprodução na internet do jornal impresso. A lei limita em 10 anúncios por veículo para cada candidato durante o período da campanha. Deve constar no anúncio o valor pago pela inserção.

Sábado
:: Pela manhã, presidentes de seções e primeiros mesários receberão e testarão as urnas nos locais de votação. Os administradores de prédio também deverão estar presentes.
:: Último dia para entrega da segunda via do título eleitoral. Para votar, basta apresentar um documento oficial (identidade, carteira de motorista) com foto. O eleitor pode consultar a seção e o local de votação no site do TSE.
:: Último dia para a propaganda eleitoral mediante alto-falantes ou amplificadores de som, entre 8h e 22h. Até as 22h também podem ser distribuídas propagandas impressas, promover caminhadas, carreatas e passeatas.

Domingo, dia da eleição
:: 7h: instalação das seções eleitorais
:: 8h: início da votação
:: 17h: encerramento da votação
:: Nesse dia, é proibida qualquer espécie de propaganda de partidos políticos e candidatos. Aos eleitores é permitida a manifestação individual e silenciosa da preferência política. A manifestação coletiva, com aglomeração de pessoas, é proibida até o término da votação. Nas seções eleitorais e juntas apuradoras é proibido aos servidores da Justiça Eleitoral, aos mesários e aos escrutinadores o uso de vestuário ou objeto que contenha qualquer propaganda de partido político, de coligação ou de candidato. Os fiscais podem usar apenas crachás com o nome e a sigla do partido político ou coligação.

 

Crédito: Pioneiro

 

Digiqole ad

Relacionados

Open chat