Certo ou errado
Se algo que precisávamos fazer deu errado no nosso dia de ontem, tentemos novamente e não desistamos. Experimentemos fazer diferente.
Fazer toda noite o balanço do dia, nos ajuda a tomarmos consciência do que nos aconteceu de positivo ou negativo. Se foi positivo podemos nos alegrar. Se não foi, isso impedirá a repetição de ações que nos prejudicaram.
Acontece muito, quando algo não dá certo, as pessoas se desesperarem, entrando em conflito interior, provocando o mau humor e o estresse. Não percebem que as experiências ruins forjam a sabedoria e nos dão o necessário conhecimento para crescermos na vida.
Os erros, quando reconhecidos com humildade, são como vacinas que vão imunizando o nosso espírito e a nossa mente, nos tornando resistentes a males semelhantes no futuro.
Isso nos dá firmeza e sabedoria, se tornando um grande trunfo que nos permite fazer opções, mudando o caminho, refazendo os planos, agindo de forma diferente até alcançarmos o nosso objetivo. O balanço da nossa vida diária, no mínimo, nos permite saber o que deu certo ou errado.
Neste caso, teremos a vantagem de sabermos que oportunidades surgem todos os dias, e é preciso estarmos atentos para podermos enxergá-las. E com esperança renovada por novos valores, estaremos melhor preparados para novas escolhas em busca de um destino melhor.
Atentemos, também, para um importante alerta: o sucesso das façanhas podem nos tornar presunçosos, arrogantes e vaidosos, o que impedirá o importante aprendizado com os erros que devem, sim, nos obrigar ao recolhimento em nós mesmos, nos devolvendo a prudência que, muitas vezes, o sucesso consome.
Utilizemos alguns minutos desta sexta-feira para nos lembrarmos de que, alguns dos nossos erros podem nos beneficiar tanto ou mais que os nossos acertos, mas todos são lições. Só depende de sabedoria e humildade na avaliação.