• TEL: (54) 3231.7800 | 3231.7828 (PEDIDOS DE MÚSICAS)

Câmara de Vacaria e Lions Leonas realizam plantio simbólico em homenagem à imigração italiana

 Câmara de Vacaria e Lions Leonas realizam plantio simbólico em homenagem à imigração italiana

Foto: Saulo Vargas.

Em um gesto de reconhecimento à herança cultural deixada pelos imigrantes italianos, a Câmara Municipal de Vacaria, em parceria com o Lions Internacional e o Lions Leonas, realizou nesta sexta-feira,29/08, o plantio simbólico de uma muda de videira da variedade Crinto, no jardim do Legislativo. A iniciativa integra as comemorações dos 150 anos da imigração italiana no Rio Grande do Sul.

A presidente do Lions Leonas de Vacaria, Mari Terezinha Pellin Ghinzelli, destacou que a muda foi doada pelo Círculo Trentino de Bento Gonçalves, em conjunto com o Lions Club Internacional, e que o plantio representa a perseverança e a resiliência dos colonizadores italianos. “Foram trazidas 150 mudas dessa variedade para serem distribuídas em diferentes regiões do Estado. A Crinto foi escolhida por ser uma das primeiras e mais resistentes variedades de uva cultivadas aqui, símbolo da força e da esperança que os imigrantes trouxeram ao deixar sua terra natal e construir uma vida próspera no Rio Grande do Sul”, explicou.

Segundo Mari, a escolha da data também carrega um significado especial: o dia 29 de agosto marca o aniversário de 13 anos de fundação do Lions Clube Leonas de Vacaria. “É um momento simbólico para nós, em que celebramos a história da imigração italiana, a força da nossa comunidade e também o trabalho de serviço que o Lions desempenha em Vacaria.

Durante ato o presidente da Câmara vereadores, Edimar Biazzi, ressaltou a importância da imigração italiana para o desenvolvimento do município e para a integração entre diferentes etnias que formam a identidade cultural da região.

Ele lembrou que os descendentes de italianos se uniram a outras comunidades, como alemães, poloneses, espanhóis e portugueses, fortalecendo a construção histórica dos Campos de Cima da Serra. “O plantio desta árvore simboliza a integração e a força desse povo que trabalha, que produz e que sempre trouxe bons frutos para a nossa terra”, destacou.

Biazzi também valorizou a parceria com o Lions Clube Leonas, que ao longo de 13 anos tem desenvolvido ações de impacto social no município. “As Leonas são pessoas que dedicam parte do seu tempo à comunidade, um trabalho voluntário que merece ser reconhecido e enaltecido”, afirmou. A cerimônia teve a participação dos músicos Vilson e Lonis Sabedot.

Fonte: Câmara de Vereadores

Digiqole ad

Relacionados

Open chat