Novo modelo de atendimento da saúde em Vacaria elimina fichas de madrugada e foca em acolhimento humanizado
Foto: Divulgação-Rádio Esmeralda.
Os primeiros 21 dias de implementação do novo modelo de atendimento nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Vacaria foram tema de um balanço detalhado no programa Fala Cidade, da Rádio Esmeralda. A coordenadora geral das unidades de saúde do município, Deise Pelissari, e a enfermeira da UBS Jardim dos Pampas, Fernanda Salomão, avaliaram os impactos iniciais da mudança, que tem como principal bandeira o fim das antigas fichas de atendimento — sistema que historicamente obrigava os pacientes a se deslocarem de madrugada para garantir uma consulta.
De acordo com Deise Pelissari, o novo formato é centrado no acolhimento imediato dos pacientes e passa por constantes adequações para tornar o serviço cada vez mais humanizado. A coordenadora ressaltou que a transição também esbarra em um desafio cultural por parte dos usuários. O fluxo atual prevê uma atenção individualizada e a classificação de risco baseada na gravidade de cada caso, exigindo que a população se adapte a uma nova dinâmica de prioridades médicas, em vez da antiga ordem de chegada por fichas.
A enfermeira Fernanda Salomão compartilhou a perspectiva prática de quem atua na ponta do sistema, afirmando que há uma boa aceitação da nova modalidade por parte da comunidade do bairro Jardim dos Pampas. No entanto, a profissional aproveitou a oportunidade para fazer um apelo crucial aos usuários: ela pediu a colaboração daqueles que possuem consultas agendadas e não comparecem, orientando que os pacientes compareçam aos compromissos ou avisem com antecedência quando não puderem ir, permitindo que a vaga seja redirecionada a quem precisa.


