Aulas da rede estadual do RS retornam em 18 de fevereiro
Professora Gilvana RIssardi Baldin, Coordenadora da 23 CRE e professora Gilmara Boechel, em entrevista ao programa Fala Cidade. Foto: Radio Esmeralda- divulgação.
As aulas da rede pública estadual de ensino do Rio Grande do Sul já têm data marcada para o início em 2026. Conforme a Portaria SEDUC/RS nº 704/2025, publicada pela Secretaria Estadual da Educação (Seduc), o ano letivo começa no dia 18 de fevereiro para todas as modalidades da rede estadual, incluindo o Ensino Fundamental, Ensino Médio, Educação de Jovens e Adultos (EJA) e cursos técnicos.
Antes do retorno dos estudantes, as escolas participam das Jornadas Pedagógicas Estaduais, que ocorrem de 3 a 13 de fevereiro, período destinado ao planejamento, formação e organização das atividades escolares.
A coordenadora da 23 CRE, professora Gilvana Rissardi Baldin, destaca que no mês de janeiro a coordenadoria já fez as novas contratações de professores esta com tudo encaminhado para o inicio de mais um ano letivo.
O calendário prevê a organização do ano letivo em três trimestres, totalizando 202 dias letivos para a Educação Básica regular, com a realização de três sábados letivos, e em dois semestres para modalidades semestrais, com 206 dias letivos e cinco sábados letivos. O recesso escolar de inverno para estudantes e professores está programado de 27 de julho a 2 de agosto.
Também estão previstas paradas pedagógicas ao longo do ano, além de conselhos de classe, avaliações diagnósticas e formativas da rede estadual e a realização de mostras científicas em âmbito escolar, regional e estadual. O calendário respeita ainda feriados nacionais, estaduais e datas comemorativas, como o Dia do Professor, além de feriados-ponte autorizados.
A Portaria SEDUC/RS nº 704/2025 ja está vigor a partir da data de sua publicação e serve como referência oficial para a organização do ano letivo de 2026 em toda a rede pública estadual do Rio Grande do Sul.
Ouça a entrevista

